quinta 22 outubro 2020
Especial

Padre faz palestra em loja maçônica sobre Dia Internacional da Mulher

A Loja Maçônica Coronel Balthazar, fundada há 59 anos, comemorou o Dia Internacional da Mulher convidando um sacerdote da Igreja Católica, padre Telmo José Amaral de Figueiredo, para fazer palestra alusiva à data.
A sessão magna branca, aberta a todos no jargão maçônico, foi realizada na noite de 13 de março. O inusitado encontro aconteceu no templo daquela instituição filosófica com a presença de obreiros do quadro, familiares, integrantes de ordens paramaçônicas e convidados. 
Considerado um dos sacerdotes mais bem preparados da Diocese de Jales, padre Telmo é graduado em Filosofia e Teologia pela Arquidiocese de Ribeirão Preto, mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, doutor em Letras Hebraicas pela USP e atualmente faz pós-doutorado em Teologia na PUC.

SEM SUBMISSÃO
Em sua fala, o sacerdote procurou desmistificar a crença de que a mulher deve ser submissa ao homem, recorrendo a trechos da Bíblia Sagrada para sustentar o que dizia. “Não há nenhuma linguagem de submissão nos textos bíblicos”, reforçou
Em tom incisivo, declarou: “A Bíblia reconhece a mulher como a maior beleza criada por Deus e não um ser inferior ao homem e destinado a ser submissa”.
Depois, deu exemplos concretos lembrando os nomes de mulheres que os estudiosos consideram as mais importantes da Bíblia, fazendo uma síntese das respectivas trajetórias: Tamar, Raab, Besabé, Rute e Maria, mãe de Jesus.

Reconhecimento Maçônico
No próximo dia 20 de março, comemora-se o 59º aniversário da Loja Coronel Balthazar.
Aproveitando a sessão magna branca, a direção daquela oficina filosófica houve por bem, em nome da Sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo, entregar os títulos de maçons eméritos a dois irmãos do quadro —Laurentino Tonin Junior e Valentim Irineu Cortez.
Esta honraria, segundo os preceitos maçônicos, é conferida aos membros que tiverem 25 anos ininterruptos de participação nos trabalhos.

Fotos: Josiane Bomfim 
Desenvolvido por Enzo Nagata