jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Outubro começa com chuva

por Marco Antônio F. Conceição Pesquisador da Embrapa
09 de outubro de 2017
Praticamente não choveu durante o mês de setembro em Jales, pois o total mensal foi de apenas 3,2 mm. No entanto, nos primeiros dias de outubro foi registrado, na estação meteorológica da Embrapa, em Jales, um total de 63 mm, que corresponde a 72% da média mensal. Em outros municípios da região os valores foram ainda maiores, segundo os dados do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (ver gráfico em anexo).
Em setembro, as temperaturas máximas diárias, em Jales, variaram entre 25ºC e 38ºC, sendo este o valor mais alto registro no ano, até o momento. Já as mínimas ficaram entre 15ºC e 22ºC. Devido ao calor e à falta de chuvas, os valores da umidade relativa do ar mantiveram-se baixos, com média diária igual a 39% e média no período da tarde igual a 20%. Por outro lado, as chuvas no início de outubro elevaram a umidade média diária para 72% e para 42%, à tarde. 
De acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), não deve chover nas próximas semanas na região. Informações mais atualizadas podem ser obtidas no site: www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/2711.