Arquibancada

Os grandes nomes do Brasileirão

Conhecido nos últimos anos por ser um campeonato de nível técnico ruim, o Brasileirão vem vivendo uma realidade diferente em 2019. A cada dia o torneio está mais forte com contratações de atletas que se destacaram no futebol europeu, o que aumenta a expectativa de que o nível da competição e a qualidade dos jogos só melhore até o final do ano.
Destaques do futebol brasileiro nas últimas quatro temporadas, Flamengo e Palmeiras são os responsáveis pelas contratações de alguns dos melhores jogadores, porém o São Paulo não fica atrás com a chegada dos seus dois novos laterais. O Corinthians resolveu trazer de volta um ídolo para a defesa, enquanto o craque do líder Santos é o seu grande treinador.
No clube da Gávea, Rafinha e Filipe Luís chegaram para resolver o problema crônico das laterais. Bem fisicamente, o primeiro já ocupou a vaga de titular absoluto e vem ajudando no crescimento da equipe. Ainda longe do ideal, o campeão da Copa América teve estreia ruim diante do Bahia, mas é uma certeza de grande nome para o lado esquerdo do campo. No meio Gerson foi mais uma contratação de peso, e Balotelli pode ser o nome que falta para o ataque da equipe do português Jorge Jesus.
Atual campeão brasileiro, o Palmeiras está longe de viver seu melhor momento da temporada, mas a janela de meio de ano permitiu as chegadas de Ramires e Luiz Adriano. Polivalente, o volante tem muito a agregar no futebol nacional e deve ser importante nas variações do time de Felipão, enquanto Luiz Adriano, após mais de 10 temporadas no velho continente, chega para resolver o problema da camisa 9 alviverde.
Com apenas um título na última década, o São Paulo apostou em Daniel Alves para acabar com a seca de conquistas. Além disso, o espanhol Juanfran foi mais um nome anunciado, o que permite ao técnico Cuca deixar o vitorioso atleta brasileiro atuar com mais liberdade na construção de jogadas.
Por fim, é impossível deixar de citar a importância da chegada de Gil no crescimento do Corinthians. No Santos, nenhum jogador badalado foi contratado, mas a grande estrela é o argentino Sampaoli que realiza trabalho impecável desde o início do ano.
Esses grandes nomes só evidenciam a força do futebol brasileiro e mostram o enorme atrativo do torneio para nomes nacionais e internacionais. Basta apenas os clubes se organizarem, que contratações como essas tem tudo para continuar acontecendo nas próximas temporadas.

 Eduardo Martins 
 (jalesense, aluno do 3° ano de jornalismo da PUC-Campinas) 
Desenvolvido por Enzo Nagata