jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Ordem DeMolay de Jales resgata patriotismo no dia da independência da Brasil

Por Bruno Gabaldi
08 de setembro de 2018
Os integrantes da Ordem DeMolay e o público entoaram o hino nacional em inspiração ao dia da independência

Na manhã de ontem (sexta-feira), 7 de setembro, a Ordem DeMolay de Jales, filiada a Maçonaria, resgatou os princípios patriotas brasileiros no dia da independência do Brasil, onde fizeram culto à bandeira na praça João Mariano de Freitas.

A reverência à bandeira brasileira foi justamente na praça para que todo o público presente e aqueles que passassem por lá poderiam prestigiar.

A intenção é resgatar os valores patriotas dos brasileiros, para assim darem mais valor a terra, cultura e costumes no país em que vivem. Os países mais desenvolvidos têm como base amor a pátria”, disse o presidente da Ordem, Alison Ochi.

Os princípios do DeMolay são baseados em 7 virtudes, consideradas essenciais: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.


INDEPENDÊNCIA OU MORTE

Tudo começou quando D. Pedro I não atendeu o pedido feito pela Coroa Portuguesa, que exigia seu retorno para Portugal. Sendo assim, no dia 9 de janeiro de 1822, mais conhecido por “Dia do Fico”, D. Pedro negou o chamado e declarou que ficaria no Brasil.

A independência do Brasil ocorreu no dia 7 de setembro do mesmo ano, onde D. Pedro I proclamou libertação do Império Português as margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo.

Alguns fatores como autonomia política, desgaste no sistema econômico, altos impostos cobrados pelo Império Português e tentativa de recolonização foram importantes para a iniciativa de autonomia do Brasil.