quarta 14 abril 2021
Polícia

OPERAÇÃO TOQUE DE RESTRIÇÃO - Homem é multado por manter 10 aves nativas em cativeiro

A Polícia Militar Ambiental multou em R$ 5 mil um morador de Aparecida d’Oeste por manter 10 aves nativas em gaiolas em sua residência. O fato aconteceu na última sexta-feira de fevereiro, dia 26, durante Operação Toque de Restrição.

De acordo com a PMA, os policiais estavam em patrulhamento no bairro Vila Nova quando visualizaram várias aves em gaiolas penduradas na parede de uma residência. Em averiguação, foi constatado que o morador mantinha em cativeiro cinco Coleirinhos Papa-Capim (Sporophila Caerulescens), dois Canários-da-Terra (sicalis flaveola), dois Papagaios-Verdadeiros (amazona aestiva) e um Pássaro-Preto (gnorimopsar chopi).

O morador confirmou a posse das aves e ainda confessou que capturou as aves em sua casa. Administrativamente foi elaborado em seu desfavor o Auto de Infração Ambiental (AIA) valorado em R$ 5.000,00, por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa sem autorização do órgão ambiental competente.

Os Papagaios-Verdadeiros, por já estarem domesticados, bem como não estarem ameaçados de extinção foram mantidos de posse do morador, juntamente com duas gaiolas de arame.

Já as outras oito aves foram soltas, após serem avaliadas por médico veterinário que atestou estarem em estado bravio e aptas para soltura. As oito gaiolas foram apreendidas e depositadas na Base Operacional de Santa Fé do Sul.



Desenvolvido por Enzo Nagata