Educação

OLIMPÍADA DOS NERDS: Estudante nascida em Jales participa de competição internacional de robótica

Começou quarta-feira, dia 11 de março, e terminou ontem, 14, o FIRST, competição internacional de robótica para alunos do ensino médio, visando revelar futuros ícones da ciência. 
Entre os participantes esteve uma estudante nascida em Jales — Letícia Cristina Scarpeto Gonçalves, 17 anos, filha dos professores Cristiane e Paulo Henrique Viana Gonçalves, o Pik, que moram em São José dos Campos. 
Ela integrou grupo da ONG Alpha Lumen, cujo objetivo é transformar jovens em líderes e inovadores no mundo da ciência. 
O projeto apresentado no encontro encerrado ontem em Troy, Estado de New York, foi o Alphabots, voltado para o ensino médio e que visa desenvolver a criatividade e o empreendedorismo nas competências da área STEM (Ciências, tecnologia, Engenharia e Matemática) entre os alunos

COMPETIÇÃO  
Muitos dizem que o FIRST é a olímpiada dos nerds. São mais de 25 modalidades de premiação, que contemplam desde questões técnicas até a empolgação da torcida. Mas o principal prêmio é o Chairmans Awards, que reconhece o impacto positivo do projeto na comunidade em que está inserido.
“A FIRST Robotic Competition vai muito além da robótica. É uma competição que busca transformar a sociedade ao possibilitar que os jovens se divirtam enquanto aprendem conceitos essenciais de ciência, tecnologia e cidadania”, conta Nuricel Aguilera, fundadora do Alpha Lumen. “Neste torneio, a preocupação em ajudar a comunidade em que se vive está em primeiro lugar, e é essa atitude colaborativa que desejamos incentivar”.

Desenvolvido por Enzo Nagata