Perspectivas

O que esperar de 2020?

Muitas pessoas esperam esta época do ano para atualizarem suas expectativas. Acreditam no “ano novo, vida nova”. Nos últimos dias de 2019, prometem mudar completamente de vida. Quanto maiores as frustrações do ano que está acabando, mais promessas são feitas para o ano que está chegando. 
Entretanto, para qualquer mudança é preciso esforço. E a verdade é que poucos estão dispostos aos sacrifícios, que são muitos. As pessoas desejam, apenas, que seus sonhos se realizem como um milagre de Natal ou como nos contos de fadas.
Bobagem. Não funciona assim. Para transformar sonhos em realidade é preciso planejamento, método, disciplina, dedicação e resiliência, muita resiliência, porque até dar certo, antes dá errado muitas e muitas vezes.  
E dá errado por vários motivos. Porque as pessoas se autossabotam, porque tentam sozinhas o que deveriam tratar com especialistas, ou simplesmente porque não era a hora. Mas, só existe uma verdade no final desta história: só não consegue quem desiste.
Contarei duas histórias breves. Os nomes são fictícios, mas os fatos são reais. Fabiano já passava dos 30 anos, era um profissional bem-sucedido, mas foi mandado embora da multinacional onde fez carreira por mais de 10 anos. Teve de voltar para a casa dos pais no interior com a esposa e filha. Usou o dinheiro da rescisão para estudar, fez cursinho. Passou em um, dois, três concursos públicos, subindo de degrau a cada vez. Hoje não precisa se preocupar com demissão ou remuneração até o final da vida.
Melissa já era advogada. Mas sabe como é, a profissão não tem remuneração fixa. Queria estabilidade. Investiu o que guardou na pós-graduação. Com o título, foi aprovada em concurso público de universidade federal. Já está no doutorado. A renda dobrou.
Mas não foi fácil nem para João, nem para Maria. E é isso que precisamos aprender para 2020: nossos sonhos não são fáceis, mas são possíveis. Que este novo ano traga a você, leitor, a perseverança para a luta e a glória da vitória.

AYNE REGINA GONÇALVES SALVIANO 
(é jornalista e gestora educacional do Damásio Educacional e da Criar Redação em Araçatuba)
Desenvolvido por Enzo Nagata