jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

O que é treinamento funcional e para que serve?

Por Mair Gama
21 de outubro de 2018
Mair Gama
O treinamento funcional nada mais é do que um método de treinamento que tem como objetivo principal melhorar o desempenho das pessoas em uma atividade específica. Estes exercícios são baseados em nossos movimentos diários para melhorar e fortalecer nossa musculatura. Os exercícios de treinamento funcional não trabalham somente a musculatura, mas de acordo com a atividade para qual a pessoa é treinada o treinamento pode incluir exercícios de propriocepção, equilíbrio, agilidade, coordenação ou qualquer outro tipo de habilidade que seja exigida pela atividade para qual o treinamento esteja focado. 
A possibilidade de combinar diferentes habilidades, como treinamento de força com o de equilíbrio cria uma infinidade de variações que podem ser aplicadas na rotina da pessoa. O que motiva muitas pessoas a procurarem o treinamento funcional, são as variações de exercícios aplicados, foge da rotina de exercícios mecânicos, evitando assim, o estresse de movimentos repetitivos.
O treinamento funcional tenta adaptar ou desenvolver exercícios que permitam as pessoas realizarem as atividades da vida cotidiana com mais facilidade e sem lesões. 
Os treinamentos funcionais são montados ou direcionados para aquelas pessoas que vivem numa vida com carga de trabalhos repetitivos ou para se atletas de alto rendimento que precisem fortalecer determinadas partes do corpo. As vantagens dos exercícios funcionais é que você não sabe o que vai fazer na próxima aula.

Mair Gama
(bacharel em Administração e cursando Educação Física no centro Universitário UNIJALES)