jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

NESSE sentido merece destaque a informação da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Jales de que a partir de agora qualquer pessoa interessada pode contar com mais uma opção para se comunicar de forma interativa com a administração municipal, desta vez, pelo WhatsApp, através do número (17) 997

Contexto
28 de outubro de 2018
UMA
das situações mais complicadas do mundo moderno é conviver com as informações que nos chegam por vários meios e de várias formas, transmitidas individualmente, por instituições ou pelos meios de comunicação, incluindo os tradicionais como jornais, revistas, rádios e televisão, sendo que estes últimos exigem equipes de profissionais para a produção das notícias, edições e comentários que passam para os seus respectivos públicos.

ESSA
complicação foi ganhando força a partir de iniciativas voltadas para induzir as pessoas a se envolverem com questões que extrapolam as fofocas e postagens tipo Facebook para criar um sistema instantâneo de notícias, na grande maioria falsas, principalmente quando envolvem questões que exigem posicionamentos.

PARA
complicar, pesa contra essa avalanche que fake news o fato de não existir qualquer controle sobre as mesmas, embora juridicamente seja possível identificar suas origens usando tecnologia não muito complicada, mas isso só quando existe alguma denúncia nesse sentido e depois da aprovação de sua apuração pelos órgãos competentes.  

OU SEJA,
tentar barrar fake news é mais ou menos como ensacar fumaça, diante de tantas informações, verdadeiras ou falsas que podem ser transmitidas instantaneamente para milhares ou milhões de pessoas e quando alguém resolve apurar e constata que é notícia falsa, já é tarde.

A ESPERANÇA
é que essa situação tem levado ao abandono das redes sociais quando se busca informações, como muita gente já vem fazendo no mundo todo, preferindo voltar aos veículos tradicionais, como o velho e bom jornal, mais confiáveis principalmente pela forma com que as notícias e comentários são produzidos, por profissionais preparados para essa atividade.

AS REDES,
é lógico, não param de crescer, mas estão cada vez mais voltadas para relacionamentos pessoais, empresariais ou de serviços, inclusive para buscas sobre compras, pesquisas e procurando ampliar as formas de informar para atender os interesses sempre mais apurados dos usuários.

NESSE
sentido merece destaque a informação da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Jales de que a partir de agora qualquer pessoa interessada pode contar com mais uma opção para se comunicar de forma interativa com a administração municipal, desta vez, pelo WhatsApp, através do número (17) 99741-6482.

INICIATIVAS
como essa são exemplos de como as redes sociais podem ser utilizadas de forma eficiente para se atingir objetivos específicos ou voltados para o bem comum, como é o caso. (Luiz Ramires)