contato@jornaldejales.com.br
17 3632-1330

Não concordo nem discordo, muito pelo contrário

Por Fábio Fiorani
22 de dezembro de 2019
Fábio Fiorani
Dias atrás saíram os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) que avalia alunos do mundo todo nas áreas de leitura, matemática e ciências. Para surpresa de ninguém o Brasil teve um desempenho patético, especialmente em leitura. O estudante brasileiro simplesmente não entende o que lê. E o DataFolha, para surpresa de ninguém, divulgou pesquisa tendenciosa mostrando o mal desempenho do governo Bolsonaro. E a “pesquisa” do DataFolha trouxe essa pérola. Uma das perguntas era: Pelo que você viu das atitudes do presidente Jair Bolsonaro até agora, na sua opinião: a) em todas as ocasiões se comporta como um presidente da República deveria se comportar. b) na maioria das vezes se comporta como um presidente da República deveria se comportar, mas em algumas não. c) em algumas situações se comporta como um presidente da República deveria se comportar, mas na maioria não, e d) em nenhuma situação se comporta como um presidente da República deveria se comportar. Háháhá. O DataFolha está de brincadeira. Será que algum entrevistado entendeu a pergunta? Eu que não sou besta já li duas vezes. Háháhá. Será que as pesquisas do DataFolha são manipuladas? Háháhá. 
E o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, disse em entrevista à Revista Época que “quem apoia Bolsonaro tem desvio de caráter”. Se ele imaginasse o que as pessoas decentes (e minimamente informadas) desse país pensam da OAB  nacional e da sua administração, ele ficaria horrorizado com a quantidade de palavrões que conhecemos. Háháhá. Babaca! Nossa! Como estou educadinho. Eu só disse “babaca”. Háháhá. Pelo jeito eu não tenho desvio de caráter. Háháhá. 
E o ano praticamente acabou. E esse é o momento para reflexões e promessas. Eu prometo não chegar atrasado a compromissos, não deixar o copo do churrasqueiro vazio, não falar mal de bombeiros e policiais federais, não colocar açúcar em café. Isso é o mínimo da civilidade. Háháhá. 
E essa é a época em que as pessoas ficam muito carentes. Tem gente que senta em cima da mão até ela ficar dormente e depois acaricia o próprio rosto imaginando ser outra pessoa. Credo! Háháhá. 
E aqui em casa vai começar a temporada daquela frutinha da videira que é vendida seca e desidratada, a tal da uva passa. Até o réveillon a Tati deve usar uns 4 quilos dessa porqueira. No arroz, na farofa, nas carnes assadas. Credo! Eu odeio uva passa. E na TV só passa filme triste. Sempre tem uma criança órfã com madrasta malvada, um cachorrinho que desaparece e só volta no final do filme. Credo! Eu odeio filme de Natal. Háháhá. 
Por hoje é só. Feliz Natal para todo mundo. E não nos esqueçamos do aniversariante da quarta-feira. Aliás, é melhor não esquecer Dele dia nenhum por que nem dá para saber se nasceu nesse dia mesmo. Háháhá.

Fábio Fiorani
(é coordenador pedagógico do CCAA de Jales)