jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

MIAU – A descoberta de “gatos” em ligações catalogadas da cidade foi antecipada pelo Jornal de Jales na edição de 3 de fevereiro. A operação, deflagrada pela Polícia Civil de Jales, constatou irregularidades em endereços estrelados.

Fique Sabendo
02 de junho de 2019
Foto publicada pela Folha de S. Paulo na edição de 5ª feira, 30 de maio, com a deputada jalesense Analice Fernandes, em primeiro plano, ao lado do governador João Dória na convenção estadual do PSDB
MIAU – A descoberta de “gatos” em ligações catalogadas da cidade foi antecipada pelo Jornal de Jales na edição de 3 de fevereiro. A operação, deflagrada pela Polícia Civil de Jales, constatou irregularidades em endereços estrelados. Só que como o assunto corre em segredo de justiça os nomes dos beneficiários das ligações irregulares de energia elétrica estão trancados a sete chaves. Nenhum policial revela os protagonistas nem sob tortura... 

DOR NO BOLSO – O vereador Adalberto Francisco de Oliveira Filho, o Chico do Cartório (MDB), desistiu, pelo menos por enquanto, de apresentar projeto de resolução diminuindo o subsídio dos legisladores locais. Ele pretendia reduzir o valor de R$ 5.000,00 brutos para R$ 3.500,00. Chico diz que não sabe como o assunto vazou antes de ser transformado em projeto. Resultado:  a pressão foi grande nos bastidores da Câmara. Diante do rebuliço nos corredores e gabinetes, o vereador emedebista preferiu dar um tempo. Mas, avisa que nada impede que volte a propor algo neste sentido.  Consta que um certo vereador, que já pegou no pesado em outros tempos e parece meio fora de forma, era o mais incomodado.

MAIS MÉDICOS – Jales, Santa Albertina, Fernandópolis e Ouroeste figuram na lista das cidades da região noroeste onde estão sobrando 23 vagas depois que os médicos cubanos foram embora. Os brasileiros que toparam substituir os cubanos na execução do programa Mais Médicos não gostaram do serviço e deixaram as vagas ociosas. O Ministério Público Federal prepara ação civil público para obrigar o governo federal a preencher as vagas abertas. 
 
FARDA – No auge do inflamado discurso que fez domingo passado, 26 de maio, no encontro dos simpatizantes do presidente Bolsonaro em favor das reformas, principalmente da Previdência, a advogada Alzira Mara Azevedo Novaes convidou os policiais militares de serviço na Praça João Mariano de Freitas para se juntarem ao grupo de manifestantes. Segundo o jornalista Luiz Ramires, que cobriu a manifestação, os PMs ignoraram o convite. O gesto da advogada não foi novidade. No período eleitoral, ela pendurou uma imensa faixa em frente à casa onde mora, no centro da cidade, pedindo a volta dos militares ao poder.

CADÊ VOCÊS?- Já a professora e radialista Sônia Santos usou o microfone para, com a costumeira desenvoltura, cobrar a ausência da classe política local no evento. Prefeito, vice e vereadores preferiram não participar, talvez por orientação da direção dos respectivos partidos.  

BEM NA FOTO – A deputada estadual Analice Fernandes, a mulher mais votada do PSDB paulista nas eleições de 2018, com 110.089 votos, continua com prestígio na cúpula dos tucanos. Ela apareceu em primeiro plano ao lado do governador João Dória em foto de 6 colunas na edição de quinta-feira na Folha de S. Paulo, em matéria sobre a eleição do novo Diretório Estadual do PSDB. Sinal de que, além de bem na foto, ela está com trânsito livre junto ao governador João Dória. 

PONTO FUTURO – A coluna apurou também que, embora tenha perdido o 1º lugar no ranking local na eleição passada para o candidato Luís Henrique Moreira (Podemos), Analice não desistiu de continuar influindo politicamente na terra natal. Além de ter escolhido a sede da Prefeitura para a entrega simbólica de três ambulâncias ao lado do prefeito Flá, há 40 dias, Analice mantém aberto o escritório político da Rua 2 e já estaria mirando a eleição municipal de 2020. 

ESQUENTA – Como o novo presidente do PSDB, Marco Vinholi, determinou que o partido deve ter candidato a prefeito nos 543 municípios paulistas, Analice, segundo a coluna apurou, já começou a fazer contatos imediatos de primeiro grau com possíveis interessados em disputar as eleições, inclusive a cabeça de chapa.  Para tanto, pretende atrair novas lideranças. Por exemplo, não será surpresa para esta coluna se ela ungir ao comando do PSDB jalesense um “outsider”, ou seja, alguém fora da política. Consta que o mais cotado é um empresário ligado ao showbusiness.

PÉ NA ESTRADA- Na semana que passou, o prefeito Flávio Prandi Franco (DEM) e os vereadores Vagner Pintinho Seles (PRB), João Zanetone e Kazuto Matsumura (PSB) e Delei Vieira dos Santos (Cidadania) pegaram a estrada rumo a Brasília em busca de verbas especialmente para a área de infraestrutura.

PORTAS DA ESPERANÇA – A comitiva foi muito bem recebida por onde passou, especialmente nos gabinetes dos deputados federais Geninho Zuliani (DEM), Paulo Freire (PR), Fausto Pinato (PP) e Tiririca (PR). Também foram entregues pedidos nos gabinetes de Baleia Rossi, líder do MDB, Joice Hasselman (PSL), líder do governo, que estavam no plenário, Luiz Flávio Gomes (PSB) e Eduardo Bolsonaro (PSL).

SINAL FECHADO – Embora prefeito e vereadores tenham elogiado o tratamento vip recebido, todos voltaram de Brasília convictos de que enquanto prevalecer o contingenciamento de recursos determinado pela área econômica do governo em razão da queda de arrecadação dificilmente as lideranças municipais de norte a sul do Brasil verão a cor de algum centavo.