jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

MEMÓRIA

Emoção e alegria no reencontro de ex-alunas e professores do Cefam
23 de julho de 2018
As alunas da Turma B que se formaram em 1994 no Cefam: só alegria
O Centro Específico de Formação e Aprimoramento do Magistério (Cefam), revolucionário projeto educacional implementado pelo governo paulista entre 1988 e 2005, marcou profundamente a vida de alunos e professores.
O projeto Cefam, que funcionava em regime de tempo integral e dava direito a bolsa de estudos no valor de um salário mínimo a cada aluno, era ligado a uma escola, no caso de Jales ao antigo DOC. 
Os professores foram recrutados, cada qual em sua disciplina, em toda a rede estadual da cidade e região, independentemente das escolas a que estavam vinculados.
Foi pensando naqueles quatro anos de saudável convivência dentro e fora das salas de aulas que as alunas da Turma B, que concluíram o Cefam em 1994, decidiram comemorar os 24 anos de formatura.

ARTICULAÇÃO
O reencontro foi uma criação coletiva. Durante um ano as ex-alunas se articularam e decidiram tudo pelas redes sociais—data mais conveniente para todos, cardápio e até o local. Coube a Kelen Patrícia de Lima Fidechina, Elaine Cristina Magri e Flávia Novaes a coordenação geral
Vai daí, quando todos se reencontraram sábado passado, 14 de julho, na Chácara do Dautinho, rolaram altas emoções mescladas com um clima de altíssimo astral que começou por volta de 12 horas e se prolongou até a noite, com animação de Paulinho Viana e Isa Frassato e buffet do Sato.

LIVRO DE PONTO
Estiveram presentes 15 ex-alunas: Denise Maria dos Santos, Elaine Aparecida Severnini, Elaine Cristina Magri, Elizia Cleia Ferreira dos Santos, Fabiana Santiago, Flávia Andrea Macedo, Flávia Novaes, Fladia Maria de Lima, Gisele Morilha Gonçalves, Gisele Cristina Rossi Padim, Izilda Duca de Lima Scapin, Joelma Cristina Pereira, Josiani Isaias Ramos, Kelen Kátia Florêncio e Kelen Patrícia de Lima Fidechina.
Os professores presentes foram 20: Célia Dulce Biscaro Salviano, Denise Isabel Alves de Lima, Donizeth de Carvalho Ricardo, Evany Aun, Francisco Jacomassi, José Aparecido Saciente, Laurita Rios Aponi Pereira, Luís Especiato, Madalena Guisso, Manoel Pantaleão Junior, Maria Betane Gon Perez, Mary Lisete Lourenço dos Santos, Neide de Souza Reis Siqueira, Regina Marta da Silva Cardoso, Rejane Donata Rabatoni Aquila, Sedeval Nardoque, Sidinei Carmo Santana, Sueli Maria de Seixas Maurício, Takeshi Enomoto e Thereza Emília Buso. 
Alguns alunos e professores, inclusive a primeira coordenadora, Satiko Aramagui, tiveram problemas de última hora e não puderam comparecer. A professora Gema Prandi Rosa, falecida, foi representada por seu marido Deonel Rosa Junior, que também era parceiro do Cefam. 
As imagens são da equipe de Flávia Novaes.