Saúde

Médicos de ESF recebem informações sobre saúde mental

A ESF Francisco Xavier Rego, no Jardim Paraíso e ESF Zilda Arns Neumann, no Centro, promoveram ações educativas aos profissionais de saúde, abordando o cuidado com a saúde mental, dentro da campanha Janeiro Branco.
O tema foi debatido por meio de palestra ministrada pela psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Éllen Shumiski. Também foram realizadas orientações teóricas e práticas sobre Yoga, pela educadora física Juliana Toledo, responsável pelo programa Práticas Integrativas Complementares – PICS.
Segundo a psicóloga Éllen Shumiski, a campanha contribui para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento psicológico das pessoas. “É preciso promover espaços para se falar sobre o cuidado com a saúde mental. As pessoas precisam pensar sobre suas vidas, suas emoções, pensamentos e comportamentos, só assim teremos menos pessoas adoecidas emocionalmente”.

A CAMPANHA
A campanha “Janeiro Branco” surgiu em 2014 por psicólogos de Uberlândia/MG que disseminaram por todo o país.
A ação tem como principal finalidade convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o propósito de viver, a qualidade dos seus relacionamentos, o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. Como também é dedicada a colocar os temas da saúde mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

Desenvolvido por Enzo Nagata