jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Maio termina com chuvas acima da média

Marco Antônio F. Conceição - Pesquisador da Embrapa
29 de maio de 2017
O mês de maio termina com chuvas acima da média na região. O total registrado em Jales na estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), localizada na Embrapa, foi de 111 mm (até o dia 26/05), enquanto que a média histórica do mês é de 64 mm. Nos primeiros cinco meses de 2017 choveu o equivalente a 70% do total esperado para o ano inteiro. Apesar, contudo, do valor elevado registrado em maio deste ano, ele ainda foi inferior ao obtido em maio de 2015 (153 mm).
Em outras estações meteorológicas da região, também foram registrados altos índices pluviométricos (ver figura em anexo). A Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira possui estações automáticas em diversos municípios do noroeste paulista e os seus dados podem ser consultados no site http://clima.feis.unesp.br/. 
O maior valor registrado na região ocorreu em Marinópolis (156 mm) e o menor em Sud Menucci (107 mm). Alguns produtores registraram valores maiores em suas propriedades. Deve-se ressaltar, todavia, que embora possam ocorrer chuvas localizadas, é necessário se precaver contra as leituras realizadas em pluviômetros de pequeno porte, que costumam superestimar os valores reais. Além disso, o local de instalação do aparelho também é importante, porque pode influenciar a coleta de água da chuva. 
No mês de maio, as temperaturas máximas diárias oscilaram entre 29ºC e 32ºC, enquanto que as mínimas ficaram entre 15ºC e 20ºC. Esses valores são considerados altos para o período do ano (outono). No entanto, a chegada de frentes frias do sul e a redução do número de horas diárias de sol (dias mais curtos) deverão fazer com que as temperaturas sejam menores em junho, que costuma ser o mês mais frio do ano.