Arquibancada

Magia brasileira

Uma joia nas mãos de um gênio do futebol. Essa é a melhor forma de descrever a relação entre Vinicius Junior e Zinedine Zidane. Maior promessa do futebol brasileiro depois de Neymar, o atacante de 19 anos cresce a cada dia no Real Madrid, recebe todo o carinho da lenda francesa e prova que a magia do futebol brasileiro ainda faz a diferença.

Desde o recomeço do Campeonato Espanhol após o pico da pandemia, o Real Madrid disputou quatro jogos, venceu todos e as atuações do brasileiro, que entrou em campo nas quatro partidas, foram fundamentais e provam a evolução diária do ex-jogador do Flamengo.

O estilo de jogo de Vinicius é único e poucos atletas do futebol mundial se assemelham a ele em algumas características. O brasileiro é driblador, não tem medo de enfrentar o adversário no mano a mano e isso é capaz de decidir partidas, como ocorreu na vitória por 2 a 1 do Real Madrid diante da Real Sociedad. Com dribles curtos e muita velocidade, o atacante saiu na cara do gol, sofreu pênalti, foi o melhor em campo e viu sua equipe vencer a partida decisiva para assumir a liderança do Campeonato Espanhol.

No último jogo, frente ao Mallorca, Zidane mais uma vez escalou Vinicius entre os titulares, agora junto com o craque Hazard. Apesar das características parecidas, o belga foi obrigado a atuar mais centralizado no meio-campo, enquanto brasileiro jogou na sua posição de origem, na ponta-esquerda, e, mais uma vez, foi decisivo abrindo o placar e sendo o melhor em campo na vitória por 2 a 0 no Estádio Alfredo Di Stéfano.

Apesar da constante evolução, Vinicius Junior ainda precisa melhorar em alguns fundamentos e o principal é a finalização. Genial no drible, na velocidade e com muita qualidade também para servir os companheiros, o atacante soma apenas cinco gols em 32 partidas nesta temporada e sua posição exige o maior faro de gol.

A certeza é que Vinicius tem ao seu lado um grande treinador que já observou seu talento e quer fazer de tudo para aproveitar o melhor do jogador brasileiro. Com 19 anos, o atacante já é capa dos principais jornais espanhóis, joga no maior time do mundo, está em um nível acima do esperado para a sua idade e a tendência é que a evolução se torne uma realidade ainda maior a cada dia.

Quem ganha com isso é o Real Madrid e, principalmente, a seleção brasileira. Vinicius Junior tem tudo para ser o líder de uma próxima geração do futebol nacional que se apresenta recheada de jogadores talentosos.

Eduardo Martins

 (jalesense, aluno do 4° ano de jornalismo da PUC-Campinas) 

Desenvolvido por Enzo Nagata