jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Livro inclui jalesense entre figuras históricas de São José dos Campos

Roberto Gonçalves é um dos mais qualificados intelectuais que a cidade já produziu.
02 de setembro de 2018
De autor de livro sobre período importante da história de Jales (foto), Roberto Gonçalves virou personagem de livro sobre figuras históricas de São José dos Campos.
Sociólogo, historiador, psicanalista, escritor e dramaturgo, Roberto Alexandre de Oliveira Gonçalves é um dos mais qualificados intelectuais que a cidade já produziu.
Autor do livro “A Jales que eu vivi – 1949/1968”, lançado no ano passado em concorrida noite de autógrafos no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, uma coletânea da série que escreveu para o Jornal de Jales durante quatro anos, Roberto agora virou personagem.
Para sua surpresa, ele foi incluído em livro que retrata as 20 personalidades históricas de São José dos Campos, onde está radicado há três décadas.
Também estão no livro de José Friggi, entre outros, o empresário Osires Silva, que foi presidente da Embraer, fabricante de aviões, e o ex-jogador e técnico de basquete Edvar Simões, que dirigiu a seleção brasileira. O Jornal de Jales apurou que a inclusão do jalesense se deu em função de trabalhos motivacionais para a preparação de voluntários em projetos filantrópicos, criação de estruturas de prevenção a suicídios e expressiva produção cultural. 
Atualmente, Roberto é dirigente do Instituto Brasileiro de Psicanálise Contemporânea, que vem ministrando Curso de Formação de Psicanalistas para interessados de Jales e região. O IBPC tem como diretora administrativa a também psicanalista Marli Lorena.