domingo 27 setembro 2020
Eventos

Lives comemoram os 30 anos da Escola Livre de Teatro

Por Luiz Ramires

Há 30 anos nascia em Jales a Oficina de Teatro que mais tarde viria a se tornar a Escola Livre de Teatro. Como a data não pode ser comemorada com eventos e apresentações para o público, a diretoria decidiu promover o projeto “30 anos transformando vidas”, com várias lives, como forma de resgatar um pouco dessa trajetória. 

As lives deverão reunir pessoas que fizeram parte da história do teatro e do Ponto de Cultura, envolvendo temas relacionados à cultura e ao teatro especificamente, mostrando quanto o mesmo é importante para a formação de uma sociedade mais humana, viva e afetuosa, como afirma seu diretor, Clayton Campos.

As lives começaram no dia 4 de junho, quinta-feira, às 20 horas e estão sendo transmitidas semanalmente pelas redes sociais. O cronograma que deverá seguir pelos próximos meses, sempre às 20horas, começou com Carlos Mello, advogado e presidente da ECCART e segue no dia 11 com Cláudia Borges, educadora musical, dia 18 com Manoel de Matos, ator e engenheiro agrônomo e dia 25, com o ator Eduardo Bartolomeu.

SARAU ONLINE

O Sarau do Ponto que antes acontecia na rua, em frente ao teatro, agora também está migrando para as redes sociais. O primeiro será no próximo dia 14, às 15h01, com a participação especial de Fernando Anitelli do Teatro Mágico em nosso Sarau.

Clayton explica que com a imposição do distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus, os encontros presenciais que aconteciam bimestralmente foram todos cancelados. Foi quando começou o “Sarau em Gotas”, uma programação de postagens dos momentos gravados nos encontros dos Saraus já realizados.

A ideia do Sarau em Gotas foi muito bem recebida, mas ainda assim as manifestações por novos encontros foram tantas que o Ponto de Cultura Escola Livre pensou na possibilidade de um encontro pelas redes sociais, mas com a intenção de manter o máximo possível das características do sarau realizado na rua, com participação dos artistas de suas casas em tempo real. Foi assim que surgiu o projeto #fiqueemcasa #façaemcasa dentro do Sarau no Ponto para ser acompanhado pelo canal do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, no YouTube.


Desenvolvido por Enzo Nagata