contato@jornaldejales.com.br
17 3632-1330

Lideranças religiosas suspendem celebrações

D.R.J
22 de março de 2020
Líderes de denominações religiosas de Jales estiveram reunidos na Prefeitura para definir o que fazer diante do avanço do coronavírus
Um decreto assinado pelo bispo diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, e pelo chanceler, padre Valter Campano Junior, datado de 19 de abril, determinou a suspensão das Celebrações Eucarísticas, da Palavra, de Batismo, de Crisma, de Matrimônio e Penitenciais com a participação pública de fiéis.
Referido documento orienta ainda que os padres celebrem eucaristias somente com equipes de celebração, transmitindo-as por rádio e internet.
Convidados para uma reunião na sala anexa ao gabinete do prefeito na segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de março, 17 líderes de igrejas evangélicas estiveram presentes e, segundo informações do secretário municipal de Comunicação, Douglas Zilio, a maioria optou pela suspensão dos cultos e demais atividades correlatas presenciais. 

Supermercados ficam abertos, mas evitando aglomerações 

Os supermercados da cidade deverão funcionar normalmente, pelo menos nesta primeira semana de decisões sobre as medidas necessárias para controlar a expansão do coronavírus na cidade.
Isso inclui a abertura neste domingo, sendo que para o próximo ainda poderá ser tomada uma decisão, embora a preocupação seja com o acúmulo de clientes durante os dias da semana.
Também ficará a cargo de cada estabelecimento as medidas que deverão ser adotadas para a entrada de clientes, procurando manter o espaço seguro entre os mesmos.
Algumas mudanças foram decididas, mas em relação a outras questões, segundo informou o advogado da ACIJ, Carlos Alberto Brito Neto, que participou da reunião com o presidente da entidade, Leandro Rocca, a presidente do Sincomerciários, Maria Ramires e o advogado do sindicato Alexandre Colombo.
Entre essas, ficou decidido que os supermercados não farão promoções durante o período que vai até o dia 6 de abril, quando os mesmos deverão utilizar os seus espaços de divulgação para direcionar campanhas de esclarecimentos sobre o coronavírus e os cuidados que devem ser tomados pela população nesses locais.
Os supermercados não poderão vender, durante esse período produtos que também são comercializados pelos estabelecimentos comerciais que permanecerão fechados, como pneus, por exemplo, como lembrou Carlos Alberto, pois isso caracterizaria concorrência desleal.

UPA restringe entrada de acompanhantes

O diretor administrativo do CONSIRJ (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales), que administra a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), José Roberto Pietrobom baixou ato normativo, no dia 19 de março, quinta-feira, proibindo a entrada de acompanhantes de pacientes naquela Unidade, exceto aos pacientes menores de 18 anos, pessoas idosas acima de 60 anos, deficientes físicos e pacientes psiquiátricos.
Também determinou a suspensão dos atendimentos odontológicos eletivos agendados no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) por tempo indeterminado, exceto para os atendimentos de urgência.
Estão canceladas as férias já concedidas ou agendadas, bem como faltas abonadas dos funcionários por tempo indeterminado para atendimento à população.
A partir desta segunda-feira, dia 23 de março, ficam suspensas todas as atividades de estágios acadêmicos em estabelecimento administrado pelo CONSIRJ por prazo indeterminado.
Por fim o diretor do CONSIRJ informa que a UPA está adotando o Decreto nº. 8.053 de 17 de março de 2020 do município de Jales.

Hospital de Amor orienta pacientes, acompanhantes e colaboradores 

O Hospital de Amor também divulgou nota com recomendações para prevenção ao coronavírus informando que todas as visitas estão suspensas por tempo indeterminado, nas suas unidades e nos alojamentos, mas os pacientes não deverão faltar às consultas, exames ou procedimentos marcados, a não ser que estejam apresentando sintomas do vírus. Nesse caso, devem entrar em contato com a unidade onde fazem o tratamento para fazer o reagendamento.  
O HA recomenda que o paciente não leve acompanhantes que estejam com os sintomas do coronavírus. Também haverá triagem de pacientes sintomáticos respiratórios em todas as recepções da instituição, com organização do fluxo de atendimento para síndrome gripal e isolamento de todos os casos suspeitos de COVID-19.

AGENDAMENTOS
Com o objetivo de evitar aglomerações, serão realizados a redução de agendas ambulatoriais e o adiamento de consultas de retorno (semestral ou anual), assim como, também haverá o adiamento de cirurgias eletivas de baixo risco, principalmente, em pacientes idosos.
Funcionários que apresentarem algum sintoma do vírus serão afastados do contato com pacientes. Medidas extensivas de comunicação interna têm sido tomadas, a fim de garantir que as informações relacionadas aos procedimentos corretos cheguem a todos os envolvidos direta e indiretamente no atendimento aos pacientes. Estão ocorrendo renovações de equipamentos de proteção individuais (EPIs), disposição estratégica de álcool em gel, treinamentos relacionados a medidas de controle e higienização, além da exposição de cartazes e comunicados em todos os setores do hospital.

HEMONÚCLEO
O hemonúcleo do Hospital de Amor segue realizando suas atividades normalmente, e as doações de sangue e de medula óssea não estão suspensas. Todo doador que comparece ao setor é submetido a uma triagem para garantir que sua aptidão para doar. É importante enfatizar que pessoas que apresentam sintomas gripais devem realizar esse tipo de doação 15 dias após o desaparecimento de todos os sinais.

Santa Casa inclui mudanças para o público e servidores

Muitos procedimentos mudaram na Santa Casa de Jales, por conta do coronavírus, segundo portaria assinada na terça-feira, 16 de março, determinando medidas para minimizar os efeitos do vírus.
Entre as ações estão a suspensão de férias dos colaboradores das áreas técnicas, suspensão do campo de estágio e ensino por tempo indeterminado, contratação emergencial, por 6 meses de um segundo infectologista, redefinição dos horários de visitas das enfermarias que passaram a ser no período da manhã, das nove horas até as nove e vinte minutos, no período da tarde das treze horas até as treze horas e vinte minutos e no período da noite das dezenove horas até as dezenove horas e vinte minutos. 
O número de visitantes foi limitado a um por período, sem revezamento para cada paciente, inclusive nas UTIs. As visitas para UTI ocorrerão pelo corredor, mantidas as orientações com a equipe médica.
Também foi decidido manter os critérios para acompanhantes de pacientes, adiar reuniões e eventos da Santa Casa pelos próximos trinta dias, suspender por tempo indeterminado os programas de visitas, incluindo das gestantes à maternidade, grupo de orações e outros, remanejar o quarto de descanso dos colaboradores para a unidade 3, implantar o plano de contingência física do hospital, que será acionado na constatação acima de quatro pacientes suspeitos internados. Nesse caso, deverá remanejar o setor de maternidade para área física entre pediatria e UTI Neonatal, isolar o atual setor maternidade, para ser utilizado como isolamento, inclusive para atendimentos de urgência e emergência e isolar o setor pediatria.

OAB só atende casos de emergência

A Diretoria da OAB Jales que inclui as comarcas de Palmeira D’Oeste e Urânia está comunicando a partir de amanhã estará atendendo somente em casos de emergência, sendo que os horários de atendimento, tanto na Casa da Advocacia e Cidadania como nas salas dos fóruns, serão das 11 às 17 horas.
Segundo o comunicado, os prazos estão suspensos e o Judiciário também está atendendo no horário acima. Quem quizer alguma informação pode utilizar os seguintes telefones:
Casa da Advocacia Jales: (17) 3632-3828, Casa da Advocacia Palmeira D`Oeste: (17) 3651-1312, Sala da OAB em Urânia: (17) 3634-1802, Sala da OAB no Fórum de Jales: (17) 3632-2445, Sala da OAB na Justiça Federal: (17) 3632-8277 e CAASP na OAB de Jales: (17) 3621-3106