Fique Sabendo

LEÕES DA PRAÇA- A mobilização dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro não se esgotou com a manifestação realizada no último domingo, dia 15 de março, na Praça João Mariano de Freitas.

LEÕES DA PRAÇA- A mobilização dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro  não se esgotou com a manifestação realizada no último domingo, dia 15 de março, na Praça João Mariano de Freitas. Os inflamados discursos de bolsonaristas presentes, com artilharia pesada sobre deputados e até políticos locais, além de ministros do Supremo Tribunal Federal, desaguaram na constituição de um grupo de WhatsApp denominado “Leões da Praça”, com 153 participantes. Segundo um dos internautas, a intenção é manter acesa a chama. 

PATENTE – A coluna apurou que estão no grupo  bolsonarista daquela rede social de maioria jalesense dois capitães do Exército.  Weber Kitayama, coordenador da manifestação do dia 15, fez questão de registrar o grande estímulo recebido do presidente do Jales Clube, Clóvis Pereira, de 82 anos, que também está no WhatsAPP. Vale lembrar que o bem sucedido empresário da construção, posteriormente pecuarista, teve ativa participação na vida política jalesense nos anos 70, 80 e parte dos 90. Nos velhos tempos, Clóvis ganhou um merecido título honorífico outorgado pelos companheiros de jornada — “general”, referência à sua capacidade de liderança em campanhas eleitorais.   

QUANDO SETEMBRO VIER – Demorou um pouco , mas finalmente caiu a ficha da direção da Gauri Eventos. Na tarde de quinta-feira, dia 19, portanto três dias após a edição de decreto pela Prefeitura estabelecendo normas rígidas para eventos públicos e privados pós-coronavirus,   a assessoria  do Jales Rodeio Show distribuiu comunicado informando que a festa, inicialmente marcada para o próximo mês de abril, foi adiado para o período entre 16 e 20 de setembro, acalmando, desta forma, adquirentes de camarotes, mesas e permanentes.   

PALCO- Ainda de acordo com próceres da rodada country, entre os quais o presidente da Gauri, Raphael Carvalho, foram mantidos na grade de shows de setembro os cantores Gusttavo Lima e Jorge e Mateus e o DJ Dennis. Assim que a poeira baixar, serão anunciadas as outras atrações artísticas.  

LEILÃO – Já a direção da Santa Casa foi rápida no gatilho. Assim que a Prefeitura divulgou as regras do jogo, o provedor Carlos Toshiro Sakashita anunciou o cancelamento do leilão de gado programado para o dia 5 de abril. E no mesmo embalo, determinou a suspensão da Assembléia Geral convocada para o dia 20 de março, quando seriam examinadas as contas do exercício de 2019, com parecer prévio do Conselho Fiscal, e discutidos outros assuntos de interesse da instituição .

REPERCUSSÃO – A intervenção da médica Sandra Marcondes Carazo, integrante do corpo clínico do AME, quinta-feira, dia 19, na reunião das lideranças empresariais de Jales na sede da Associação Comercial e Industrial, alertando para o perigo iminente de uma explosão do número de infectados pelo coronavirus, repercutiu dentro e fora da cidade. A intervenção de Sandra viralizou nas redes sociais. A coluna ouviu de um médico de São José do Rio Preto que foi a primeira fala de um colega dimensionando a gravidade do problema sem meias palavras. 

QUEM É - Sandra tem excelente formação acadêmica. Graduada em medicina pela Santa Casa de São Paulo, com residências médicas em Clínica Médica (Escola Paulista de Medicina, hoje Unifesp), Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo (Santa Casa), com título de especialização em Videolaparoscopia e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Ela tem raizes profundas em Jales. É filha da saudosa Neusa Fristch Marcondes, cirurgiã-dentista da rede estadual, e do pecuarista Paulo Jaci Marcondes. 

ESTRANHOS NO NINHO – Aos 45 minutos do segundo tempo, o grupo de pescadores autodenominado “Estranhos no Ninho”, que viaja há 22 anos para o Pantanal, abortou a decolagem por conta do risco do coronavirus.  O grupo, constituído por jalesenses e convidados de outros estados como Rio de Janeiro e até Rio Grande do Sul, deveria partir de Jales no dia 19, mas, após atualizar informações com a empresa dona da verdadeira mansão flutuante  que abriga pescadores, decidiu ficar. Seriam 42 turistas e mais 30 tripulantes a bordo durante cinco dias singrando o rio.    

FICA PARA DEPOIS - A assessoria de imprensa da Câmara Municipal informou que a audiência pública convocada para o dia 25 de março, para discutir as novas regras do regime próprio de previdência social do município foi cancelada, devido às recomendações dos órgãos de saúde para evitar a disseminação do coronavírus.

AUDIÊNCIA PÚBLICA- O Projeto de Lei Complementar 6/2020, que seria discutido em audiência pública e que pretende alterar as regras do regime de previdência, será votado somente após o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jales e Região apresentar sua manifestação sobre a propositura.

PAUTA  - Já a Proposta de Lei Orgânica 2/2020, que estabelece regras para o regime próprio de previdência social do município de Jales, de acordo com a Emenda Constitucional 103/2019, a qual possibilitará alterações posteriores propostas pelo Projeto de Lei Complementar 6/2020, também aguardará a vez.
Desenvolvido por Enzo Nagata