Fique Sabendo

LEME - Não será surpresa para esta coluna se um executivo com experiência em grandes empresas, inclusive multinacionais, assumir a gestão de importante instituição de Jales.

LEME - Não será surpresa para esta coluna se um executivo com experiência em grandes empresas, inclusive multinacionais, assumir a gestão de importante instituição de Jales. O martelo já foi batido. Só falta definir a data do tiro de partido. A coluna apurou que o nome de referido profissional, que também é empresário, foi muito bem recebido no âmbito interno entre as pessoas de confiança da direção.

REDE DA DEMOCRACIA- A Associação Comercial e Industrial de Jales e o Fórum da Cidadania montaram uma megaestrutura para a cobertura do debate entre os candidatos a prefeito, quinta-feira, dia 29. Quatro emissoras de rádio —Antena 102 FM, Assunção AM, Moriah FM e Regional FM fizeram a transmissão. Mas, não foi só. Associaram-se ao projeto as páginas de própria ACIJ no Facebook, Rádio Band FM, Jornal de Jales, Noroeste Paulista (Palmeira d’Oeste), Jovem Pan de Santa Fé do Sul, além dos sites Foco News, Jales Notícia e a página da emissora de TV a cabo de Fernandópolis. 

Á LUZ DO DIA – Já na quinta-feira, dia 5 de novembro, a Central de Rádios da Diocese, liderada pelas rádios Assunção e Regional estará transmitindo o debate agendado para o período da tarde, no anfiteatro da Escola Vocacional de Jales.  

SE VIRA NOS 30 - Candidato a vereador pelo Progressistas, o advogado Adauto José de Oliveira vem se multiplicando. Além do trabalho normal no escritório, ele encontra tempo para fazer campanha e ainda prestar consultoria para candidatos de outras cidades com dúvidas sobre legislação eleitoral. Adauto é uma das apostas do partido e há quem diga que sua votação poderá surpreender.  

BLOCO DO EU SOZINHO – Para quem acha que já viu tudo em política, talvez não saiba o que está acontecendo em Dirce Reis. O candidato Marcelo Bernardo, que já foi vice-prefeito da cidade, está concorrendo desta vez sem chapa de vereadores.     

O QUE EU QUERO PARA MIM... - A jalesense Fernanda Lima, delegada de polícia em Formosa-Goiás, candidata a vereadora pelo Solidariedade, vem usando as redes sociais para divulgar suas propostas em todos os segmentos. Leitora do J.J., Fernanda se entusiasmou com matéria publicada na edição de 2 de agosto, autorizando os vereadores de Jales a destinarem 1,2% do orçamento para emendas parlamentares, sendo 50% obrigatoriamente para a área da saúde. Em Jales, cada um dos 10 vereadores teve direito a indicar R$ 150.352,00.  

...EU QUERO PARA TODOS- Pois bem, Fernanda incorporou a experiência de Jales, inspirada em legislação estadual e federal, ao seu rol de propostas, obtendo ampla receptividade. A propósito, a delegada jalesense encerra suas falas no Instagram e Facebook batendo na tecla que tem tudo a ver com sua atuação na comunidade de Formosa – “o que eu quero para mim, eu quero para todos”.   

EXPORTAÇÃO DE TALENTOS (1)– Outros dois jalesenses estão disputando cadeiras em Câmaras Municipais dentro e fora do Estado. Por exemplo, em Araraquara, Paulo Landim, do PT, tem chances concretas de manter o seu espaço. Ele concorre na chapa do atual prefeito e ex-ministro Edinho Silva. 

EXPORTAÇÃO DE TALENTOS (2) – Já em Florianópolis, a cientista social e ativista feminina Carla Ayres, tem trabalhado duro para conquistar a titularidade. Ela é filiada ao PT desde 2004 e já atuou como consultora de políticas públicas para o PNUD e ONU Mulheres e foi conselheira nacional LGBTI+. Na eleição de 2016, Carla ficou na terceira suplência, mas assumiu o mandato em três ocasiões.  

SINAIS DE FUMAÇA – Na última quinta-feira de manhã, o ex-prefeito Humberto Parini cunhou uma frase curta, grossa e enigmática: “a eleição está virando”. Parini tem currículo, pois ganhou duas eleições para prefeito (2004 e 2008), uma para vice-prefeito (1996) e disputou outras duas, no início dos anos 80, quando veio trabalhar como dentista em Jales, sendo um dos fundadores do PT local.   

DAVI...- Betto Mariano, um dos mais populares comunicadores da região, titular do site “A voz das cidades”, está pisando sobre nuvens, tal o seu grau de satisfação com o desfecho feliz de um caso que se arrastou durante anos. Betto moveu céus e terras combatendo o que ele considerava um abuso e falta de respeito em relação aos moradores das imediações da estrada de ferro, que eram acordados alta madrugada pelo som estridente das buzinas das gigantescas locomotivas à frente de mais de 100 vagões.  

...VENCEU GOLIAS – O combativo comunicador recorreu a todas as instâncias possíveis e imagináveis, desde o Ministério Público Federal até denúncias à Polícia. O Jornal de Jales, reconhecendo que a luta não era somente de Betto, mas de famílias perturbadas diariamente, deu todo espaço ao assunto.  

FINAL FELIZ- Quando a batalha parecia perdida, eis que no último dia 24 de outubro, o procurador da República, José Rubens Plates deu a boa nova. Após ação do Ministério Público Federal, a Justiça proibiu o acionamento injustificado de buzinas por locomotivas que estejam no perímetro urbano de Jales.