jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

“Lar Mais Seguro”, arma da polícia contra violência doméstica

Por Luiz Ramires
09 de fevereiro de 2020
A coronel Helena fala durante o lançamento do programa “Lar Mais Seguro”, que vai capacitar PMs de Catanduva a Santa Fé do Sul, incluindo Jales
O projeto “Lar Mais Seguro”, voltado para a capacitação de policiais militares para oferecer um atendimento mais humanizado aos casos de violência contra mulheres foi lançado no dia 28 de janeiro, em São José do Rio Preto e deverá cobrir todo o Estado. 
Além de Rio Preto mais duas cidades foram incluídas como modelo. Um total de 2,5 mil policiais da região deverão participar dos treinamentos, sendo que 45 já estarão envolvidos nesta primeira fase.
O lançamento do programa foi coordenado pela coronel Helena dos Santos Reis, ex-comandante da PM na região e atualmente diretora de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, órgão da corporação onde foi planejada a nova abordagem da PM. Segundo a coronel, o programa na verdade é um projeto de prevenção de crimes de todo tipo contra a mulher, inclusive estupros, lembrando que é preciso melhorar as condições para a vítima e também tratar o agressor.

DIVULGAÇÃO 
Além de receber treinamento, esse grupo iniciante será responsável por ministrar palestras em escolas, clubes de serviços e outras entidades, voltadas para a conscientização sobre o respeito às mulheres, contando para isso com material impresso fornecido pelo programa para ser distribuído nesses locais. 
Com o tempo, o programa que já foi implantado em Osasco, na Grande São Paulo, deverá envolver as 92 cidades da região de Rio Preto como informou a coronel, lembrando que o objetivo é unir toda a sociedade, criando condições para oferecer um melhor atendimento não só para as mulheres, mas também para os idosos e crianças.