jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Lar dos Velhinhos comemora 50 anos com festa e homenagens

Por Luiz Ramires
06 de outubro de 2019
O descerramento da placa comemorativa, por ex-presidentes, marcou a comemoração dos 50 anos do Lar dos Velhinhos
O Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo comemorou 50 anos, na noite de 27 de setembro, com a presença de autoridades, representantes do Rotary Clube de Jales, diretores, ex diretores, voluntários, colaboradores, contribuintes, funcionários e ex funcionários, além de diversos familiares e amigos.
A festa foi animada pela Orquestra Caipira de Aparecida D’Oeste que alegrou a todos com seu variado repertório de músicas raízes caipiras, tudo de forma gratuita.
O Lar foi fundado no dia 20 de junho de 1969 quando o Rotary Clube de Jales daquela época se sensibilizou com alguns mendigos da cidade e viu a necessidade de tirá-los da rua e acolhê-los em uma instituição. Dez anos depois, a direção da entidade foi assumida pela Sociedade de São Vicente de Paulo (vicentinos) e passou a se chamar Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo.

HOMENAGENS
Durante a comemoração, coordenada pelo gerente administrativo Antonio Claudio Francisco, foram homenageados os ex-presidentes e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Lar, ao longo da sua história.
Os ex-presidentes homenageados foram João Guisso, Antonio Lourenço Galletti, Alicio Frassato, Osvaldo Eugênio Masson, Nilson Alves, Fernando Zuchi, Juraci Pereira da Silva e Sebastião Alves de Oliveira. 
Também foram homenageados, com uma placa comemorativa Toninho Conde e esposa Maria Aparecida, Doraci Pereira da Silva, Osvaldo Eugênio Masson e sua esposa Edméia Volpiani Masson, Nilson Alves e esposa Celina Batista Alves, Fernando Zuchi e esposa Lourdes Sanches Zuchi, Juraci Pereira da Silva, Sebastião Alves de Oliveira e esposa Elizabeth Jorge de Oliveira e Alicio Frassato e esposa Lourdes de Freitas Frassato. Oswaldo Mussato e Antonio Lourenço Gallettim não puderam comparecer e receberam suas placas posteriormente.

ESTRUTURA
Atualmente o Lar é presidido por Alicio Frassato e atende 62 idosos, sendo 40 homens e 22 mulheres, contando com 33 funcionários registrados, divididos nas mais diversas áreas de atuação: administrador, enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, técnicos de enfermagem, cozinheiras, telemarketing, serviços gerais (limpeza, lavanderia, jardinagem, manutenção, cuidadores de idosos) além de 2 médicos voluntários semanalmente e visitas quinzenais do médico e funcionários do ESF Shiguero Kitayama (Roque Viola). 
Há ainda os voluntários que fazem o pão e os voluntários do Bazar da Pechincha Permanente que comparecem semanalmente, além de voluntários frequentes que exercem as mais diversas funções, tanto nos trabalhos dentro do Lar quanto nas promoções que são realizadas durante todo o ano.