jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Junho teve chuva acima da média e o dia mais frio do ano

Em Jales, o total de chuvas em junho foi de 59 mm, concentrando-se na primeira semana do mês.
04 de julho de 2016
De acordo com os dados da estação meteorológica da Embrapa, em Jales, o total de chuvas em junho foi de 59 mm, concentrando-se na primeira semana do mês. Esse valor foi 90% superior à média histórica mensal (31 mm) e mais de quatro vezes maior do observado em junho do ano passado (13 mm). O valor mais alto registrado nesse mês, contudo, ainda permanece com o obtido em 2012 (126 mm). 
Em junho também foi registrada a temperatura mais baixa do ano, até o momento (5,3ºC), ocorrida na manhã do dia 12/06. O maior valor registrado no mês foi de 31,1ºC (ver gráfico em anexo). A partir da segunda quinzena do mês as temperaturas se estabilizaram, com as máximas ficando ao redor de 30ºC e as mínimas em torno de 15ºC. 
De acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), na primeira de quinzena de julho não há previsão de chuvas e as temperaturas deverão permanecer semelhantes às observadas no final de junho. Informações mais atualizadas podem ser obtidas no site: http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/2711.

Marco Antônio F. Conceição
(Pesquisador da Embrapa)