jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

JUDÔ

Medalhista olímpico esbanja simpatia ao interagir com judocas durante palestra em Jales
27 de novembro de 2017
O medalhista olímpico lembrou alguns momentos mais importantes da sua carreira e da dedicação ao judô
O judoca Rafael Silva, o Baby, de 30 anos, esteve em Jales no dia 21 de novembro através o projeto ‘Roteiro Esportivo’, que tem o objetivo de incentivar a prática do esporte. O roteiro é uma parceria entre o SESC - Rio Preto, a Prefeitura de Jales, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo e o Sincomércio.
Foram duas apresentações no Ginásio Municipal de Esportes Valdemar Lopes Feraz: às 9h30 para as escolas e o público em geral e às 20 horas para os esportistas. Os participantes ainda puderam interagir com o campão, depois de uma breve palestra quando ele falou da sua carreira e dos momentos mais importantes das competições que participou. 
A palestra foi seguida de perguntas do público e na sequência houve demonstrações junto com judocas e alunos de judô, terminando com perguntas feitas por Baby e distribuição de brindes para os que acertavam.  
Baby foi o primeiro judoca brasileiro a ganhar uma medalha olímpica na categoria peso pesado (acima de 100 kg), em 2012, em Londres. Em 2016 conquistou outro bronze na olimpíada do Rio de Janeiro. Ele disse que continua treinando muito para a próxima competição, ainda este ano, na Rússia e para as Olimpíadas de Tóquio de 2020.
Depois, ele pensa em montar algum projeto para incentivar a prática do esporte e principalmente o judô, não só para competições, mas para melhorar a qualidade de vida que as atividades esportivas oferecem.

REFERÊNCIA
O professor de judô Luiz Antônio Nunes de Moraes, o Gordo, levou seus alunos para as apresentações de Baby que, segundo ele, é uma grande referência para os judocas de todo o país. Encontros como esse, como afirmou, são  importantes, pois a garotada se inspira em atletas como ele. Gordo disse que teve aluno que passou a noite sem dormir de tanta ansiedade para ver o medalhista olímpico.
Gordo lembrou que, nos 48 anos em que dá aulas em Jales já treinou judocas que foram campeões paulistas, campeões dos Jogos Abertos do Interior e de outras competições importantes, sendo que recentemente dois chegaram a disputar o campeonato brasileiro.
Uma nova unidade da escola de judô ministrada por Gordo está iniciando suas atividades no JACB. Ele pede aos interessados que entrem em contato pelo celular 99704-3548 ou pelo seu e-mail senseigordodejales@hotmail.com.