jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Jalesense lança livro sobre câncer de pele

CADERNO ESPECIAL ANIVERSÁRIO DA CIDADE
14 de abril de 2019
Renato nasceu na zona rural de Jales e se transformou em uma das referências em tratamento oncológico no país
“É comum um fumante ouvir conselhos para abandonar o cigarro e assim evitar ter câncer nos pulmões. Bem menos frequente — embora aos poucos isso esteja mudando — e alguém que está indo à praia ser alertado para tomar cuidado com o sol”.
 Esta pequena reflexão abre o texto que está na orelha do livro “Câncer de pele - Conhecer para melhor combater”, da Editora Senac, lançado no final do ano passado em São Paulo.
Os autores são Daniel Arcuschin de Oliveira, Heitor Carvalho Gomes, Renato Santos de Oliveira Filho e Lydia Masako Ferreira. O livro tem 128 páginas e foi editado pela Editora Senac.
O professor doutor Renato, co-autor do livro, é nascido e criado em Jales, no Córrego das Perobas, filho da sra. Maria e do sitiante Renato Santos de Oliveira.
Ele cursou   as séries iniciais do ensino fundamental na escola rural do bairro. Depois, estudou na Escola Estadual Dr. Euphly Jalles, onde foi considerado o melhor aluno e, na sequência, aprovado no vestibular para o curso de medicina da Universidade de São Paulo.
Sua carreira acadêmica é das mais robustas. Cirurgião oncológico, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), professor orientador do curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicada à Regeneração Tecidual da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), antes conhecida como Escola Paulista de Medicina.
Por conta de sua projeção profissional dentro e fora do país e de sua robusta produção acadêmica, Renato já teve reconhecimento pela Câmara Municipal de Jales. Em 2004, por iniciativa do então vereador Flávio Prandi Franco, hoje prefeito municipal, Renato foi distinguido com a Medalha XV de Abril.
Uma das alegrias de Renato é ter como co-autor do livro seu filho Daniel, cirurgião geral e membro adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, aluno do curso de mestrado do qual o pai é orientador.