jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Jales perde o ex-prefeito e atual secretário de Agricultura, Hilário Pupim

Por Luiz Ramires
13 de outubro de 2019
Hilário Pupim e a engenheira agrônoma Silva Avelhaneda Pigari na festa da Uva e do Mel de 2018
O corpo do ex-prefeito e secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Hilário Pupim foi sepultado nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, às 16 horas, com um grande número de acompanhantes. 
Hilário faleceu na manhã de quarta-feira, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto. Ele se recuperava de um câncer, mas acabou falecendo, depois de contrair dengue.  Tinha 77 anos e estava afastado da secretaria para fazer o tratamento. 
Político atuante, Hilário começou sua carreira como vice-prefeito durante a primeira gestão de José Carlos Guisso, entre 1993 e 1996. Depois, de 18 de março de 2003 a 14 de dezembro de 2003, foi prefeito, após o falecimento dos ex-prefeitos Guisso e José Antônio Caparroz. Em 20 de março de 2014 assumiu o cargo de prefeito de Jales, como titular, eleito em eleição indireta realizada pela Câmara Municipal.
Antes de ser político, Hilário já havia passado pela vice-presidência da FACIP (Feira Agrícola Comercial, Industrial e Pecuária de Jales) entre 1989 e 1992 e em 2000 foi eleito vereador, sendo presidente da Câmara em 2003 e 2004.
O ex-prefeito de Jales foi casado com Maria Benir Botton Pupim, com quem teve dois filhos, a médica veterinária Vanessa Pupim e o agropecuarista Cláudio Eduardo Pupim. Hilário também deixa os netos Marília, Gabriela e Matheus.
O prefeito Flávio Prandi Franco decretou luto oficial de três dias e lamentou profundamente a morte do secretário. “O Hilário sempre foi exemplo de pai, homem e profissional dedicado. É uma grande perda para Jales. Em meu nome e em nome de todos os nossos servidores, quero expressar meu profundo pesar e apresentar nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus possa confortá-los nesse momento de tanta tristeza”.