jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Jales ganha instituto para solução de conflitos

Por Luiz Ramires
18 de agosto de 2019
O Instituto Luiz Flávio Gomes atuará com mediação de conflitos sociais
O jurista e deputado federal Luiz Flávio Gomes participou na noite do dia 9 de agosto, sexta-feira, da inauguração do instituto de mediação que leva o seu nome e que já está funcionando, sob a responsabilidade de Andréa Gouveia Sakashita. 
O instituto foi criado para desenvolver uma forma consensual de solução de conflitos, com a participação de um mediador, para facilitar a comunicação entre as partes, auxiliando na busca de uma solução para o problema em discussão.
São vários tipos de mediação que podem ser desenvolvidos, como a contribuição para que os mediados determinem ou esclareçam questões controversas, entendam outras perspectivas de uma mesma questão, identifiquem seus interesses, explorem e avaliem possíveis soluções para o conflito e alcancem um acordo mutuamente satisfatório quando possível. O instituto é definido como a lei autorizando a Justiça Privada, regido pela Lei 13.140/2005 e pelo Código de Processo Civil.
A atuação do instituto é desenvolvida através de um método célere e efetivo de solução de conflitos que pode ser utilizado em áreas empresariais, societárias, familiares, cíveis, socioambientais, escolares e outras.
Também é importante ressaltar que o Instituto de Mediação Luiz Flávio Gomes não é vinculado a qualquer escritório de advocacia de modo a preservar e garantir a imparcialidade de seu grupo de mediadores.
Aos mediadores fica impedida a prestação de qualquer tipo de esclarecimento jurídico para as partes, pois cabe aos advogados prestarem orientações jurídicas aos seus clientes durante todo o procedimento, inclusive participando das reuniões quando necessário. Ao final, havendo acordo, caberá ao advogado redigir os seus termos. Assim, do início ao fim da mediação, a participação do advogado é imprescindível para o sucesso do método.
O Instituto de Mediação Luiz Flávio Gomes fica na Avenida Francisco Jalles, 4076, Fone (17) 997855111, próximo ao Hospital do Amor.