jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Jales começa a se destacar na produção de orgânicos e influencia a região

por Luiz Ramires
25 de fevereiro de 2018
O presidente da Ecofam, Oscar Gardiano, o palestrante Marco Antônio Castanheira, o supervisor de ensino Francisco de Assis Teixeira e o engenheiro agrônomo Luiz Carlos Gonzaga na abertura do seminário
Formada por mais de dez grupos de produtores de alimentos orgânicos de dezenas de municípios de toda a região de São José do Rio Preto e Araçatuba, a Ecofam Certificação Participativa tem em Jales um dos seus grupos mais atuantes, tanto que está programando um curso em torno do assunto, com informações teóricas e práticas.
A informação é do presidente da empresa, Oscar Gardiano que esteve no Sindicato Rural de Jales para o Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica que aconteceu no dia 20 de fevereiro. O seminário foi promovido como forma de sensibilização sobre o curso que será realizado com pelo menos seis encontros mensais, até agosto, podendo se prolongar por mais alguns meses, se for necessário.

MÓDULOS
O primeiro encontro deverá será voltado para conceitos, princípios, filosofia e fundamentos de agroecologia, o segundo para o solo, o terceiro para nutrição das plantas, o quarto para pragas e doenças, o quinto para cooperativismo e economia solidária e o sexto para certificação. Dentro de cada módulo deverão ser focados outros temas relacionados com as transformações necessárias para um mundo melhor e mais saudável.
O curso será ministrado pelo engenheiro agrônomo Marco Antônio Castanheira e deverá contar com representantes de vários segmentos ligados à agricultura, além de representantes de órgãos públicos e pessoas interessadas na produção orgânica que como afirmou Gardiano cresce rapidamente na região. 
Todo esse trabalho conta com o apoio de diversos grupos como Sindicato Rural, Diocese, Codeter Noroeste Paulista, CATI, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Diretoria de Ensino e Grupo Apoiar, de Indiaporã.

PARA TODOS
O presidente da Ecofam disse que a região de Jales também se destaca com o apoio da comunidade em torno da produção e venda de orgânicos a preços acessíveis, derrubando o conceito de que alimentos sem veneno são muito caros.
Gardiano cita o exemplo da feira que acontece duas vezes por semana, aos sábados pela manhã e às quartas-feiras à tarde, no salão ao lado do Comboio, onde são vendidos vários produtos cultivados no município e que está servindo de referência para outros grupos. 
A Ecofam, como afirmou seu presidente nasceu desses grupos interessados na certificação participativa que praticamente não tem custo para o produtor, ao contrário da certificação tradicional. São grupos grandes e pequenos que desenvolvem uma variedade de produtos bastante significativa, como acontece em Jales.