jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

INÉDITO: “Ultramaratona Rural”, dia 10 de março

Por Mair Gama
20 de janeiro de 2019
Mair Gama
Esta é uma corrida “Ultramaratona Rural”, prova realizada por estradas de terra que ligam Jales ao Náutico Clube Grandes Lagos em Santa Clara d’Oeste. A prova passa dentro de Santa Salete, Santana da Ponte Pensa e Santa Clara d’Oeste. 
Este evento tem como meta explorar e divulgar a nossa zona rural para se tornar uma grande atração turística com intuitos comerciais para os produtores rurais por onde passa. A prova movimenta cidades de vários lugares em nossos estados vizinhos, como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais entre outros. Acreditamos muito no seu potencial turístico e comercial.
Esta prova poderá se tornar um dos grandes eventos “ESPORTIVOS” Regional, Estadual e Nacional, pois é a única ULTRAMARATONA rural do Brasil. Ela foge um pouco das provas triviais, provas curtas e urbanas. O Desafio Grandes Lagos 65k é uma prova de superação, é uma prova desafiadora, foi criada para a cada ano os atletas irem subindo de categorias. Ela é dividida em 5 (cinco) categorias: solo, dupla, trio, quarteto e quinteto. A cada edição acredita-se que os atletas vão querer se superar e subir uma categoria, Exemplo: quem correu no quinteto, na próxima edição vai querer subir para o quarteto e assim por diante. 
O percurso da prova é muito bonito, passando por varias propriedades, como sítios, chácaras e fazendas. 
Pelo fato da prova ser dividida em 5 categorias, ela pode se estender por vários quilômetros,  com um bom fluxo de pessoas paradas e flutuantes, é neste meio onde acreditamos que poderá vir a ocorrer a comercialização de produtos produzidos nesta região.   
Existe a possibilidade de nos pontos de transição, onde acontecem as substituições de um atleta pelo outro, poderá vir a ter uma boa aglomeração de pessoas esperando e assistindo. É nestes pontos que vemos a possibilidade da comercialização de produtos de diversas categorias.
Estamos muito empenhados para que o Desafio Grandes Lagos cresça cada vez mais, a cada ano. 
O Turismo rural ou agroturismo é uma modalidade do turismo que tem, por objetivo, permitir, a todos, um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar.
Desde a década de 1970, como resposta ao aumento e diversificação da procura turística, assim como à procura de soluções para o declínio e desagregação das sociedades rurais, assiste-se ao desenvolvimento do turismo em espaço rural, constituindo-se este como um meio privilegiado de promoção dos recursos existentes nos territórios rurais, um fator de revitalização do tecido econômico e social e uma oportunidade para o desenvolvimento destes territórios.
O turismo no espaço rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento econômico para o mundo rural quer por si só, quer através da dinamização de muitas outras atividades econômicas que, dele, são tributárias e que, com ele, interagem. 
Este ano estamos realizando a 3ª. Edição do Desafio Grandes Lagos 65k. Na 1ª. Edição contamos com a presença de 61 atletas na 2ª. Teve a participação de 102 e para esta 3ª. Nossa expectativa é para 300 atletas. Se conseguirmos confirmação de 300 atletas, isso que dizer que teremos em torno de umas 500 pessoas na cidade de várias regiões do país. Isso é bom para o comércio e rede hoteleira trazendo assim, benefícios financeiros para a cidade e região. 

Mair Gama
(bacharel em Administração e cursando Educação Física no centro Universitário UNIJALES)