jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Inclusão do autista chama atenção para palestra de Eugenia Maria na Apae

A palestra contou com a presença de professores, coordenadores, diretores e estudantes de escolas de toda região.
04 de setembro de 2016
Mais de 500 pessoas participaram da palestra com a professora e jornalista Eugenia Maria
A grande participação de professores, estudantes e profissionais das áreas de neuropedagogia e educação inclusiva em palestra da professora e jornalista científica Eugenia Maria Ramires, no dia 25 de agosto, mostra que a Federação Nacional das APAEs está no rumo certo ao propor a discussão da conscientização sobre as diferenças como tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, como afirmou a coordenadora pedagógica Marislei Berceli Nascimento.
O encontro contou com mais de 500 pessoas e segundo os organizadores foi o maior público registrado nas palestras realizadas na APAE. Marislei acredita que essa participação além do normal foi pela presença da professora Eugenia que é bastante conhecida nessa área e ao interesse que o público tem pelo tema da inclusão. “Quando você fala em autismo e inclusão, todo mundo tem interesse em aprender um pouco mais e a presença da Eugenia chama a atenção dos professores, dos estudantes e dos pais, que também estiveram presentes”, afirmou.
A coordenadora informou que além das próprias Apaes de Jales, Estrela d’Oeste e Palmeira d’Oeste a palestra contou com a presença de professores, coordenadores, diretores e estudantes de escolas de toda região, como, Unijales, Unicastelo, FEF, FEV, IEP, ETEC, Colégio Ferreira Prado e outras, além das escolas municipais de Jales e São Francisco, das escolas estaduais e das EMEIs.

CONHECIMENTO
A terapeuta ocupacional Marcela Rodrigues Timóteo disse que a Apae de Jales se preocupa em partilhar conhecimentos com a comunidade. Ela também acredita que o grande público foi em função da presença da Eugenia e ao tema que tem uma relação muito próxima com o chamado Currículo Funcional Natural que a Apae procura desenvolver a alguns anos, com resultados altamente satisfatórios.
Como a palestra da Eugenia foca no comportamento dos pais e dos professores essa contribuição acaba sendo muito importante para o objetivo dessa proposta que é o desenvolvimento do autista para a vida, de forma autônoma e independente, inclusive como preparação para o trabalho, como explicou Marcela.