Editorial

Iluminando caminhos

Hoje, 25 de outubro, é uma data histórica para o ensino superior da região.

Tudo porque a Unijales, inicialmente chamada em seus primórdios de Faculdade de Filosofia, Ciências de Jales (Faficle), posteriormente de Faculdades Integradas de Jales (FAI-Jales), está comemorando 50 anos iluminando caminhos.

Trata-se da escola pioneira no ensino superior da região e que fez de Jales uma sentinela avançada e um abre-te sésamo no chamado “fundão da araquaresense”.

Não é nenhum exagero afirmar que, à luz da história, a faculdade de Jales desempenhou o mesmo papel das estradas de ferro na abertura do sertão.

Se os chamados “cavalos de aço” abriram caminho para que Jales fossse tomando jeito de cidade, o surgimento da Faficle foi alargando os horizontes transformando Jales em um efervescente centro convergente de jovens sequiosos de seguir em frente, inclusive para melhorar de vida.

Hoje , graças à Faficle/FAI-Jales/Unijales, milhares de jovens habitantes de Jales, região e estados vizinhos migraram para os centros grandes e conseguiram conquistar espaços, constituir famílias e tornar a vida melhor.

Porém, o sonho não acabou. O espírito pioneiro de 50 anos atrás, quando tudo começou, mantém-se vivo, inspirando diretores, professores e alunos, marca registrada de uma instituição cinquentenária.

Por exemplo, pela primeira vez em 50 anos, a Unijales vai mostrar que, apesar da pandemia do coronavírus e de todas as dificuldades vividas ao longo dos anos, ainda é possível investir em um processo de reinvenção.

Através da plataforma Microsof Forme, a instituição realizará o seu primeiro processo vestibular on-line, algo jamais imaginado há 50 anos, quando tudo começou.

Além dos relevantes serviços que já prestou durante este meio século, vale lembrar um outro aspecto que norteia o funcionamento da instituição desde seus primórdios: a responsabilidade social.

Não foram poucos os que conseguiram conquistar os objetivos jamais imaginados em seus melhores sonhos graças ao programa de bolsas de estudos oferecido pela instituição que, em parceria com prefeituras municipais permitiram alcançar os objetivos.

Agora, com o vestibular on-line, inicia-se novo tempo e, com ele, a certeza de que a instituição pioneira no ensino superior vai continuar sendo um facho de luz em tempos tão necessitados de boas cabeças.

Afinal, só a educação pode tocar corações e mentes e fazer de nosso país a trilha para nossos rumos.