jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Hospital de Amor passará a usar nova técnica de radioterapia com verbas de Analice

Por Assessoria de Comunicação
25 de agosto de 2019
A gerente administrativa, Camila Venturini, explicando à deputada Analice Fernandes sobre o setor onde será implantada a nova técnica, ao lado do presidente do PSDB em Jales, o empresário Osvaldo Costa Junior (Bexiga)
A liberação de uma emenda no valor de R$230.000,00, destinados à compra de um conjunto de equipamentos de dosimetria e controle de qualidade vai possibilitar a implantação de uma nova técnica radioterápica, conhecida como IMRT – “Intensity – Modulated Radiation Therapy”, no Hospital de Amor de Jales. No dia 14 de agosto, o hospital, por meio da gerente administrativa, Camila Venturini, recebeu da deputada estadual, Analice Fernandes, um autorizo do governo do Estado para a liberação do dinheiro. 
O objetivo deste projeto é proporcionar melhora no padrão de atendimento e na assistência à saúde com qualidade, acompanhando o desenvolvimento tecnológico da área de radioterapia e oferecendo o melhor tratamento possível, visando à redução dos efeitos colaterais a curto e longo prazo pela redução da toxicidade relacionada ao tratamento.

CONTROLE
Segundo o físico médico da instituição, Felipe Plácido Batista, essa modalidade de tratamento melhora a distribuição de dose da radioterapia, pois permite a administração de altas doses de radiação no tumor, consequentemente, aumenta a possibilidade de controle da doença e reduz a dose da radiação entregue aos tecidos e órgãos normais ao redor da área do tumor.
O médico responsável técnico pelo setor, Joaquim Lemes, explica que a técnica vai ampliar as possibilidades de tratamento ao paciente. “Como a IMRT pode reduzir os danos aos tecidos normais, podem ser utilizadas doses maiores para tratar tumores localizados próximos aos órgãos de risco e estruturas críticas importantes, como por exemplo, tumores pélvicos e de cabeça e pescoço”.

MELHORIAS
A gerente Camila afirmou durante a entrega, que “a instituição é muito grata por essas doações e que ações como estas, possibilitam que o hospital continue oferecendo um tratamento digno e seguro aos milhares de pacientes atendidos pela instituição de forma totalmente gratuita”.
Na oportunidade, acompanhada da equipe responsável, a deputada aproveitou o momento para conhecer o setor onde serão utilizados os equipamentos adquiridos. Ela também agradeceu o carinho com que foi recebida e elogiou o trabalho da instituição. 
A gerente administrativa conta que em novembro de 2018 foi entregue um ofício a deputada, no qual expressava a necessidade dos equipamentos para a instituição, bem como os benefícios desta nova técnica de tratamento. “Ficamos contentes em saber que o nosso pedido foi atendido e que vamos dar esse passo a frente em relação ao tratamento radioterápico. Agradeço em nome de todos pacientes que aqui serão atendidos e beneficiados com essa nova técnica”, agradeceu.