jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Historiadores

O resgate da história
07 de julho de 2014

O trabalho de historiadores é passar às futuras gerações o passado, reunindo provas materiais, relatos orais, evidencias e outros recursos que ajudem comprovar os fatos históricos relatados.
Numa cidade jovem como Jales, ainda é possível encontrar vários filhos de pioneiros que confirmam acontecimentos relatados pela imprensa, documentação oficial, fotos de órgãos públicos e particulares.
Quando Jales comemorar seu centenário, em 2041, serão os netos de pioneiros, já envelhecidos, que contribuirão com informações para os historiadores. Eles terão à disposição o valioso arquivo da imprensa, sempre ativa na transcrição do cotidiano jalesense. Afinal, a notícia de hoje é a história de amanhã.
Nesta carta do leitor, quero destacar a série “1949/1968 - a Jales que vivi “, escrita pelo nosso amigo, o cientista político Roberto Gonçalves, enveredando pelo caminho inédito de resgatar famílias, fatos, pessoas e iniciativas que foram decisivas para a construção do município de Jales.
Usando linguagem coloquial em seus artigos, coloca, no foco de luz da história, momentos importantes que presenciou em sua infância e juventude, enriquecendo o conhecimento dos leitores com passagens pitorescas não registradas na história oficial de Jales.
Parabéns ao autor e ao Jornal de Jales por oferecerem ao povo  a oportunidade de resgatar as pessoas do povo, verdadeiros heróis do cotidiano.
Fraternalmente.
 (Francisco Melfi)