quinta 22 outubro 2020
Editorial

Heróis da resistência

Hoje, 18 de outubro, comemora-se o Dia do Médico. A escolha desse dia para homenagear os médicos não foi obra do caso, mas tem origem cristã.

Nesta data, a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, um santo que, em vida, foi médico.

O estabelecimento do Dia do Médico no Brasil é atribuído a Eurico Branco Ribeiro, nascido em Guarapuava-PR e formado em medicina pela USP, tendo deixado ainda robusta obra como escritor e filantropo, sendo também um cristão devotado, nascendo daí seu interesse pela vida de São Lucas.

Tais digressões a respeito do Dia de São Lucas talvez ajudem a entender o comportamento heroico dos médicos diante de um inimigo invisível e traiçoeiro, que é o coronavírus.

Os exemplos de coragem e destemor da classe médica diante do vírus é a prova viva de que São Lucas deve estar abençoando a todos, principalmente os que atuam na linha de frente, correndo riscos reais de contaminar a si próprio ou levar a doença para dentro de casa.

Sob este aspecto, há que se destacar, dentre tantos outros, o trabalho que vendo realizado, em caráter voluntário, por um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde.

Intitulado de “Monitoramento Clínico a Distância de Pacientes com Covid-19: Protocolo Instituído no município de Jales”, referido estudo apresentado pelo Conselho Municipal de Saúde foi considerado um dos 195 melhores da “1ª Mostra Virtual Brasil; aqui tem SUS”.

O detalhe é que os médicos envolvidos no processo e que se tornaram parceiros do Conselho Municipal de Saúde atuam em instituições diferentes, contribuindo para uma visão ampla da questão do enfrentamento da pandemia em Jales.

Aliás, para chegar aos objetivos, elaborou-se uma planilha de análise de dados clínicos para pacientes de Covid-19, preenchida diariamente por médicos previamente capacitados.

Conforme registrou este jornal, o projeto-piloto foi implantado inicialmente em duas unidades de saúde e posteriormente expandido para todas as demais da rede.

Detalhe: tal processo de expansão obteve acompanhamento dos resultados considerados bons e tem servido de bússola para ações firmes da rede de saúde.

Enfim, embora a pandemia de coronavírus continue tirando o sono de todos os brasileiros, o consolo é que o esforço comum e o entusiasmo contagiante dos profissionais de saúde envolvidos neste projeto apresentado junto ao SUS tem feito a diferença.

Desenvolvido por Enzo Nagata