jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

GRANDES soluções, na maioria das vezes, surgem de ideias simples que vão evoluindo ...

Contexto
24 de setembro de 2017
GRANDES
soluções, na maioria das vezes, surgem de ideias simples que vão evoluindo com adesões e novas iniciativas que acabam contribuindo para o benefício de muitas pessoas que aguardavam oportunidades para aderir.

O MUNDO
moderno parece cada vez mais voltado para o contrário da sofisticação, depois da pós-modernidade que está levando ao esgotamento da onda tecnológica consumista, dando lugar ao modo de vida cada vez mais simples, barato e saudável.

É NESSE
sentido que parece caminhar, como ponto de partida, a proposta do vereador Chico do Cartório, que deverá ser votada amanhã, na Câmara,  instituindo a Semana do Ciclista e Incentivo ao Ciclismo, para ser realizada na terceira semana de maio.

A TENDÊNCIA
da bicicleta que volta com muita força como alternativa de transporte nos centros mais adiantados começa encontrar respaldo em qualquer lugar e em Jales não é diferente.

UMA CIDADE
plana, onde o transporte urbano é precário e demora para passar deixando muita gente, principalmente dos bairros mais distantes dependendo de carona ou moto-táxi a bicicleta pode retomar seu espaço se forem adotadas medidas de urbanismo que facilitem a vida dos ciclistas

ISSO
inclui não apenas ciclovias, mas outras obras de infraestrutura, como asfalto em boas condições, acessibilidade e, é lógico, uma campanha a ser desenvolvida mais intensamente na Semana do Ciclista e que se estenda para roteiros turísticos pela área rural, pelo bosque que está sendo revitalizado e por outros pontos de atração na cidade, lembrando que a bicicleta é um veículo para todas as idades. 

O USO
de bicicletas em uma cidade como Jales tem muitas vantagens e pode eliminar muitos problemas causados pelo tráfego de veículos que só tende a aumentar e complicar, com ruas estreitas e concentração do comércio do centro da cidade, exigindo intervenções permanentes das autoridades de trânsito e de planejamento urbano.

ESSAS
campanhas também devem lembrar os benefícios para a saúde, sem se esquecer da responsabilidade dos ciclistas em seguir as regras de trânsito para evitar acidentes, cobrando das autoridades sinalização, vias bem conservadas, com faixas exclusivas, etc... A semana, como propõe o vereador, deve ser incentivada e alimentada com campanhas nas escolas, nas lojas, nas igrejas e em outros locais lembrando que é um veículo para todas as idades. (LR)