jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Fotógrafo tem equipamentos furtados e faz vaquinha virtual para voltar a trabalhar

por Luiz Ramires
09 de setembro de 2018
Jeferson espera repor pelo menos parte do material que usava no seu serviço
Até o dia 12 de outubro o fotógrafo jalesense Jeferson Bérgamo, de 33 anos espera arrecadar recursos para comprar pelo menos uma parte de seu equipamento fotográfico, depois de ter sofrido um furto, em São José do Rio Preto, próximo ao Sesc, na Avenida Francisco das Chagas Oliveira, na noite do dia 24 de agosto, quando os marginais levaram todo seu material, avaliado em cerca de R$ 40 mil.
A vaquinha virtual foi a forma que ele encontrou para voltar a trabalhar, pois como afirmou depende da fotografia para ajudar manter sua família, depois que seu pai, Osvaldo Bérgamo sofreu quatro AVCs. Um dia depois do furto ele teria que fazer um vídeo documentário e tinha um casamento programado para outubro, além de outros trabalhos agendados.
Entre outros materiais que estavam em duas mochilas, os ladrões levaram cinco lentes, dois flashs, uma câmera semi-profissional T51 com gripe de bateria, um notebook, dois HDs externos, um drone, uma câmera profissional 6D, três baterias de câmeras T51, oito recarregadores, um suporte de câmera e o estepe do carro. Isso sem contar nove gigas de trabalho incluindo fotos de casamentos, ensaios de aniversários e a cobertura de um festival internacional de hip hop na Europa. 
Jeferson afirma que trabalha com cultura urbana há cerca de 10 anos e nesse período começou a fotografar, fazendo desse trabalho sua fonte de renda mais importante. Aos poucos, foi investindo em equipamentos e ampliando suas atividades, como profissional.

Reconstruindo o sonho

É assim que GG está conduzindo sua campanha, inclusive com a relação do material que foi furtado e o que ele pretende repor, de imediato. Neste texto ele narra com detalhes sua carreira como fotógrafo e como acabou ficando sem seu o material de trabalho. A campanha está sendo feita no endereço online: 
https://www.catarse.me/reconstruindo-o-sonho 

“Fala galera!
Meu nome é Jeferson Luis Bérgamo, tenho 33 anos e trabalho há 10 anos com cultura urbana. Nesse universo, descobri a fotografia, uma arte apaixonante que me motivou e tem me movido a sonhar. No ano de 2014 comprei minha primeira câmera, uma Canon T3, que de alguma forma me inseriu nesse universo tão fantástico, além de proporcionar uma renda extra no orçamento, para assim ajudar minha família, no qual meu pai Osvaldo Bérgamo se encontra acamado depois de sofrer 4 AVC’s. A partir disso comecei minha jornada e com o passar do tempo ampliei meus investimentos, comprando mais equipamentos e me profissionalizando. 
Nesse mês de agosto, tive o privilégio de conhecer a Europa e participar de um dos maiores eventos de Hip Hop do mundo, THE NOTORIOUS IBE, nele tive a oportunidade de fotografar alguns dos melhores B-boys do mundo. Um grande sonho que consegui realizar em minha jornada. 
Porém, no dia 24 de agosto fui surpreendido por um furto em meu carro na cidade de São José do Rio Preto, onde estava para realizar a captação de imagens para um vídeo documental na favela do Vila Itália. Nesse furto, levaram todos os equipamentos que estavam em minhas duas bolsas, equipamentos que conquistei nesses vários anos de caminhada, câmeras, drone, lentes, flashs, cartãos de memória, Notebook, HD’s, entre outras coisas. Um prejuízo estimado no valor de 38.500,00 reais. Sem contar o valor de todos os registros e trabalhos que estavam armazenados em meus HD’s que também foram levados. 
Acredito que com o tempo e com muito trabalho consigo recuperar tudo que foi perdido, entretanto, existe uma agenda de futuros trabalhos que preciso cumprir, até para voltar a investir em novos equipamentos. 
Muitos amigos se sensibilizaram com o ocorrido e demonstraram interesse em me ajudar de alguma forma a reconstruir tudo. Com essa motivação, pensei em criar essa plataforma para assim levantar um recurso a fim de comprar alguns equipamentos necessários para voltar a ativa. 
A campanha está lançada, vamos juntos reconstruir esse sonho, porque a luta não acabou! 
Desde já agradeço a todos pelo apoio! ” 

LISTA DE EQUIPAMENTOS PERDIDOS

Câmera Digital Canon Eos 6d Mark Ii Dslr

Câmera Digital DSLR Canon EOS Rebel T5i

Drone Dji Mavic Pro Fly More Combo

Lente Canon Ef 50mm F1.8 Stm

Lente Yongnuo YN 35mm f/2

Lente 18-55mm Canon

Lente Canon 24-70mm F/2.8l Ii Usm Ef Zoom

Lente Macro Sigma 17-70mm F/2.8-4.5 Dc

Flash Speedlite Yongnuo YN-685 TTL

Flash Yongnuo Canon Nikon Yn 510e

Rádio Flash Yongnuo Yn622c

Carregador de Pilhas Recarregáveis Sony

12 Pilhas Recarregáveis Sony

Grip de Bateria Meike

2 Baterias Para Câmera Canon Eos 6d

3 Baterias Canon Lp-E8 Para Canon Eos Rebel

4 Cartões de Memória Sandisk Microsd 32gb Classe 10

Steadycam S-60 Estabilizador

Iluminador Led Yongnuo Yn-300

Notebook Positivo Intel Core i5 4GB

Hd Externo Portátil Seagate Samsung 1tb

Hd Externo Portátil Seagate Expansion 500gb

Mochila Nike Brasília

LISTA DE EQUIPAMENTOS QUE PRETENDO RECUPERAR

Câmera Digital Canon Eos 6d Mark Ii Dslr

Lente Canon 24-70mm F/2.8l Ii Usm Ef Zoom

Lente Canon Ef 50mm F1.8 Stm

Flash Speedlite Yongnuo YN-685 TTL

Rádio Flash Yongnuo Yn622c

Cartão de Memória Sandisk Microsd 32gb Classe 10

Bateria Para Câmera Canon Eos 6d