Geral

Finalista e protagonista

Após empate por 1 a 1 diante do América-MG, no Allianz Parque, o Palmeiras foi até Belo Horizonte, derrotou o rival por 2 a 0 e está na final da Copa do Brasil. Campeão paulista de 2020 ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, a equipe alviverde encerra o ano em mais uma final, agora com Abel Ferreira, e encara o Grêmio em busca do tetra da competição nacional.

O triunfo do Verdão sobre o time do técnico Lisca foi categórico e em campo não foi vista uma grande atuação dos paulistas devido ao desgaste proporcionado pela sequência de jogos na temporada. No Independência, Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Patrick de Paula tiveram boas atuações, mas Luiz Adriano e Rony marcaram os gols da partida e foram os destaques. O camisa 11 fecha 2020 com nove gols, enquanto o experiente centroavante termina o ano com 17 bolas na rede.

A maratona de jogos do Palmeiras já continua na primeira semana de 2021 e o desafio agora é o River Plate de Marcello Gallardo, uma das melhores equipes da história do futebol sul-americano. Para o confronto com os argentinos, a equipe de Abel Ferreira não chega como favorita, mas reúne todas as condições de conseguir a classificação e chegar à final da Libertadores após 20 anos.

O Verdão precisa saber jogar contra o experiente time argentino que domina o futebol da América do Sul desde 2015. Na Argentina, o objetivo é não sair derrotado e garantir pelo menos um gol para decidir em casa no dia 12 de janeiro.

Nos dois jogos, o excelente momento da defesa alviverde será fundamental para conter a perigosa e eficiente dupla formada por Santos Borré e Matías Suárez. No meio-campo, o time de Abel Ferreira necessita do brilho de Raphael Veiga e no ataque o faro artilheiro da dupla Rony e Luiz Adriano precisa aparecer novamente.

O Palmeiras chega à reta final da temporada vivo em todas as competições e tem enorme chance de conquistar ao menos um título. Atualmente o futebol da equipe não é brilhante, o desgaste físico é enorme, porém a palavra chave é superação. O time está encaixado e o elenco alviverde tem como maior qualidade o perfil vencedor. É possível sonhar com taças.

Luiz Adriano marcou uma vez na vitória sobre o América-MG - Foto: Divulgação/Sociedade Esportiva Palmeiras 


Eduardo Martins

 (jalesense, jornalista com formação da PUC-Campinas) 

Desenvolvido por Enzo Nagata