jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

FICHA LIMPA – Se depender da Assessoria Técnica do Tribunal de Contas do Estado - unidade de Fernandópolis, as contas da administração do ex-prefeito Pedro Manoel Callado Moraes...

Fique Sabendo
17 de junho de 2018
O ex-craque Neto, comentarista da Band, mostrou no vídeo a camisa da equipe de Tupã cujo patrocinador master é a empresa LHBorr, de Luís Henrique Moreira
FICHA LIMPA – Se depender da Assessoria Técnica do Tribunal de Contas do Estado - unidade de Fernandópolis, as contas da administração do ex-prefeito Pedro Manoel Callado Moraes relativas ao exercício de 2016 serão aprovadas sem dificuldade pela cúpula daquela Corte em São Paulo.

LIÇÃO DE CASA – Em relatório datado de 28 de maio ao qual esta coluna teve acesso, Giselle de Souza Lotti e Silva, da Assessoria Técnica do Tribunal de Contas, finalizou  sua tarefa  com as seguintes considerações: “Uma vez que os pecados capitais estipulados por esta Corte (TCE) não foram cometidos pela Origem, já que os gastos com o ensino e a despesa com pessoal e reflexos mantiveram-se em bom patamar, os investimentos na área de saúde apresentaram-se adequados à norma constitucional, manifestome pela emissão de Parecer Favorável às contas da Prefeitura de Jales relativas ao exercício de 2016, sem embargo das recomendações propostas” 

LUPA – Para chegar à conclusão transcrita no parágrafo anterior, a Assessora Técnica Giselle Lotti e Silva apurou que a administração Pedro Callado aplicou 28,40% do orçamento em Ensino (a exigência constitucional é 25%), as Despesas com Pessoal foram de 45,98% (bem abaixo do limite prudencial, que é de 52%) e a Aplicação na Saúde foi de 21,52%  (acima do que exige a Constituição, que é de até 15%).

DONO DO COFRE -  Além do próprio ex-prefeito Callado, atual Procurador Geral do Município, quem anda ostentando o chamado “sorriso coast to coast” com o parecer favorável da Assessoria Técnica do TCE é José Magalhães Rocha que, em 2016, acumulou duas secretarias —a de Planejamento, para a qual foi chamado inicialmente, e a de Fazenda. Aliás, Magalhães relutou um pouco antes de aceitar cuidar das finanças municipais, mas, estimulado por um caminho comum (dele e de Callado), topou a parada mesmo sabendo de todos os riscos inerentes à função.

BATISMO DE FOGO- A satisfação de Magalhães com o parecer favorável tem a ver com o fato de, tanto quanto Pedro Callado, que foi juiz de direito durante quase três décadas, ele, que passou a vida na iniciativa privada exercendo cargos de direção em multinacionais, debutou em órgãos públicos.  

PRETO NO BRANCO – A propósito, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura está informando que a administração Flá/Garça realizará amanhã, dia 18 de junho, na Câmara Municipal, a partir das 9 horas, Audiência Pública para apresentação do relatório sobre desempenho físico e financeiro destinado à saúde do município referente ao primeiro quadrimestre de 2018. Foram convidados integrantes do Conselho Municipal de Saúde e Conselhos Locais (de bairros). A comunidade, se quiser, terá livre acesso. A propósito, um dos mais ativos membros do Conselho Municipal de Saúde é o ex-petista José Célio Martini, que fiscaliza tudo, inclusive os processos licitatórios.

CABO ELEITORAL – Quando o vento está a favor até o acaso ajuda. Mesmo sem pedir, o empresário Luis Henrique Moreira, da LHBorr, pré-candidato a deputado estadual, ganhou um balde de chá na televisão. Ao receber Tupãzinho, ex-companheiro de Corinthians, em seu programa “Os Donos da Bola”, na Band, o polêmico comentarista Neto exibiu uma camisa da equipe de Tupã, que disputa a 4ª Divisão, cujo patrocinador máster é a LHBorr. A logomarca da empresa ficou bem visível no vídeo. Aliás, consta que Tupãzinho, que já foi vereador em sua cidade, vai abraçar a candidatura de Luís Henrique. É a chamada fome com a vontade de comer. O empresário jalesense é corintiano assumido. 

PÉ NA ESTRADA – Embora tenha condicionado a candidatura a deputado a consultas à família durante encontro com lideranças no dia 31 de maio,  Luís Henrique anda agindo como se candidato fosse. Na semana que passou, entrevistado na Antena 102 FM, emitiu sinais de que está no jogo. A coluna apurou também que ele estará amanhã, dia 18, em São Paulo fazendo contatos políticos, um dos quais com a deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do partido ao qual o empresário se filiou, o “Podemos”, que tem candidato à presidência da República, o senador Álvaro Dias

ORGULHO GAY- A jalesense Carla Salasário Ayres (PT) assumiu, na semana que passou, uma cadeira na Câmara Municipal de Florianópolis.  Em seu primeiro pronunciamento, ela lembrou que junho se tornou um mês histórico para a capital do Estado de Santa Catarina e para aquela casa legislativa. Disse ela textualmente: “é a primeira vez que temos nessa mesma legislatura, ao mesmo tempo, dois homossexuais declarados ocupando este plenário”.

QUEM É – Quando Carla lançou a candidatura à vereança, o Jornal de Jales deu amplo destaque. Ela é formada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá-PR.

SOB NOVA DIREÇÃO- Ademir Molina, diretor de divisão licenciado da Prefeitura de Jales, lotado na Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, é o novo gestor da Band FM, antiga Cultura AM. Ele esteve na redação do J.J. para comunicar que aceitou o convite do radiodifusor Valdecir Santim, que tem mais duas emissoras fora daqui. Ademir tem 18 anos de microfone e, além disso, boa formação. É tecnólogo em Agronegócio pela Fatec e em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil. Ele disse que espera retribuir a confiança do dono da Band jalesense com muito trabalho e seriedade.