Artigo

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome reumática com características de dor crônica, mais comum em mulheres, porém as suas causas ainda são desconhecidas. Os sintomas mais frequentes são a dor muscular generalizada, sono não reparador, fadiga, rigidez matinal, falta de ar e alterações no humor. (PROVENZA et al., 2004, apud. FERREIRA; MARTINHO, 2014, p.437)

 O seu diagnóstico ocorre por meio de exame físico, onde são considerados 18 tender points (pequenas áreas sensíveis no corpo), que quando pressionadas causam dor no paciente, sendo que pelo menos 11 desses precisam estar doloridos para o diagnóstico ser positivo. (SATO, E., 2004)

 Esses pontos estão divididos bilateralmente da seguinte maneira: na região suboccipital (atrás da cabeça), na parte da frente do pescoço, no músculo trapézio (em cima dos ombros e nas costas), na parte superior do peito, nos cotovelos, na parte superior das nádegas, no quadril e nos joelhos. (PROVENZA, JR. et al., 2004).

 Na Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF/FIFE), os alunos do curso de fisioterapia são preparados para atuar na avaliação e tratamento do paciente/ cliente com fibromialgia. Oferecendo um atendimento de alta qualidade nas Clínicas Integradas localizadas no prédio da instituição.

Coordenadora: Luciana Marques Barros.

Professora Orientadora: Maristela Ribeiro da Silva.

Alunos: Angélica Bastos de Souza;

             Eduarda Vono de Souza;

             Isabele Marcolin Gonçales;

             Jonathan Donizete Pereira Martim;

             Laura Gasques Contin;

             Thaila Silva Medeiros;

             Wiliam de Souza Ribeiro.

 

***Este jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados, que são de inteira responsabilidade de seus autores.


Desenvolvido por Enzo Nagata