contato@jornaldejales.com.br
17 3632-1330

Ferramentas de produtividade

Por Silvia Barbosa de Melo
28 de julho de 2019
Silvia Barbosa de Melo
Alguns hábitos simples podem fazer uma grande diferença na sua produtividade e ajudar ter um foco muito melhor no trabalho. Além de bons hábitos algumas ferramentas essenciais que podem ajudar a melhorar a sua produtividade e da sua equipe em pouco tempo. É importante frisar que a intenção é apenas de trazer informação aos empreendedores, sem querer entrar na área de TI, ou questionar se há algo mais atualizado. A tecnologia e o empreendedorismo, assim como em qualquer outra área são caminhos inseparáveis. Eu particularmente faço uso dessas quatros ferramentas que vou listar e que são muito úteis no meu dia a dia. 

1 EVERNOTE
Se você alguma vez guardou um arquivo ou qualquer documento importante no seu computador e algum tempo depois foi procurar, e sumiu, com certeza não é o único a passar por isso. É exatamente do Evernote que você precisa para que isso nunca mais ocorra novamente!
Ele é um verdadeiro organizador pessoal, tudo o que julgar importante pode ser guardado nessa ferramenta. Você poderá organizar projetos, fazer anotações, apresentações, gravar e guardar áudios, ebooks, pfds e guardar com segurança todas essas informações mais importantes para ter na mão sempre que precisar em questão de segundos. Isso para qualquer arquivo que você tenha guardado ao longo dos anos, porque tudo fica salvo nas nuvens de forma segura pra você acessar quando e de onde quiser!

2 – TRELLO 
o meu queridinho
 Muitas vezes estamos cheios de tarefas acumuladas para fazer e não sabemos nem por onde começar.
É exatamente esse tipo de problema que o Trello é capaz de resolver. É uma simples ferramenta mas que ajuda a gerenciar e organizas as tarefas e projetos do dia a dia, O Trello é bastante intuitivo e pode ser usado tanto para as tarefas pessoais quanto para o trabalho em equipe, ajuda muito para gerenciar e delegar tarefas colaborativas ou individuais. Sua Interface simula quadros onde poderá organizar as tarefas por diferentes etapas do seu projeto como por exemplo: Tarefas: Para Fazer; Tarefas: Em Andamento e Tarefas: Realizadas.

3 – DROPBOX
Hoje em dia guardar os arquivos e backups em um HD nas nuvens é bem melhor, isso dá uma segurança bem maior e inda é possível recuperar quando quiser, diferente de um HD ou pen drive tradicional que se queimar, perderá todas as informações. O Dropbox permite compartilhar qualquer coisa facilmente, você pode gerar um link onde qualquer pessoa pode baixar, ou somente pessoas pré determinadas.

 4- POMODORO
É uma técnica que ajuda a aumentar meu foco e evitar grande parte das distrações, ajudando na realização das tarefas mais importantes do meu dia! Foi  inventada no final dos anos 80 com objetivo de aumentar a produtividade e diminuir as interrupções no trabalho, você consegue aplicar essa técnica basicamente dividindo o seu tempo em blocos de 25 minutos, e durante esse tempo você faz exclusivamente a tarefa que precisa ser feita, não interrompendo por nada, se por exemplo você se lembrar de alguma coisa que precisa fazer, anote em um papel ou no Evernote e só faça depois de terminar o bloco, o mesmo serve se quiser beber agua ou fazer uma ligação. Durante os 25 minutos o foco precisa estar em uma única tarefa.

Silvia Barbosa de Melo
(empresária, contadora, mestre em Ciências Contábeis e diretora-proprietária da escola de idiomas CNA)