jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Feira da Uva e do Mel resgata tradição de grande evento da agricultura regional

por Luiz Ramires
11 de setembro de 2017
As diversas variedades de uvas produzidas na região foram mostradas na feira
O grande público que passou pela Praça João Mariano de Freitas, a Praça do Jacaré de sexta-feira à noite até a madrugada de sábado (dias 1 e 2 de setembro) surpreendeu os produtores, organizadores e apoiadores da 12ª Feira do Agronegócio da Uva e do Mel que não esperavam uma movimentação tão grande em torno do evento que nos últimos anos teve uma participação mais limitada.
Isso mostra, segundo a avaliação dessas pessoas que um evento como este tem que ser realizado em um espaço amplo e de fácil acesso para o grande público, o que deverá se repetir nos próximos anos, com mais atrações e maior número de produtores. Na verdade, mesmo na praça, o espaço acabou ficando pequeno para tantos visitantes, como afirmou o presidente da feira, o secretário municipal de Agricultura, Hilário Pupim.
O presidente da feira fez questão de destacar o apoio da Prefeitura de Urânia, que reuniu dezenas de produtores, vários deles conquistando os melhores prêmios. A participação dos produtores de Palmeira d’Oeste também foi importante, segundo Hilário que espera ver todos reunidos, somando com outros municípios da região para fazer uma grande festa, no ano que vem.
O prefeito Flávio Prandi Franco participou da abertura, quando destacou a importância da feira como mais uma contribuição para a divulgação e valorização das uvas e do mel produzidos na região e também para que a cidade possa contar com mais um evento de destaque no momento em que Jales conquista a condição de município de interesse turístico.
A engenheira agrônoma da Prefeitura Sílvia Andreu Avelhaneda Pigari destacou o apoio de várias empresas e entidades como Embrapa Uva e Vinho de Jales, Fatec, Etec, Aerj, Instituto Bio Sistêmico-IBS, Cati Regional, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativa dos Produtores Rurais e Rotary Clube Grandes Lagos, responsável pela Praça de Alimentação.
Além dos produtores de uva e mel também mereceu destaque exposição e venda de produtos da agricultura orgânica, da feira do produtor rural e as barracas de artesanato do Fundo Social de Solidariedade do município, que tem como presidente a primeira-dama Glauciane Pontes Hlena Franco.
Mais do que uma grande festa é importante destacar o objetivo maior da feira que é mostrar a qualidade das uvas e do mel produzidos na região que precisa manter o título de produtora das melhores uvas do estado, como afirmou Sílvia.
A premiação das uvas foi a seguinte:

Variedade: Benitaka
1º Lugar: Márcia Cristina F. Bispo - Urânia
2º Lugar: Herlem  Hudson  Bispo - Urânia
3º Lugar: Arlindo Bispo - Urânia

Variedade: Itália
1º Lugar: Rosangela Bispo - Urânia
2º Lugar: Vander Bispo - Urânia
3º Lugar: Rosemari Buzo Martir - Urânia

Variedade: Rubi
1º Lugar: Carlos Eduardo Morandin - Urânia
2º Lugar: José Donizet Galete - Urânia
3º Lugar: José C. Zanetoni - Jales

Variedade : Niágara Rosada
1º Lugar: Adailson Martins de Souza – Palmeira d’Oeste
2º Lugar: Antônio Roberto Prina – Palmeira d’Oeste 
3º Lugar: Júlio César Brazeiro - Palmeira d´Oeste

Variedade: Brasil 
1º Lugar: Otávio Bocalon – Palmeira d’Oeste

Melhor Cacho: 
Brasil
Produtor: Valter Martins Brazeiro - Palmeira d´Oeste

Maior Cacho: 
Centenial
Produtor: Marços Rogério Fação - Jales
Peso: 2,975 quilos