jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Feira da Uva e do Mel pode virar um grande evento nos próximos anos, afirma secretário da Agricultura

por Luiz Ramires
09 de setembro de 2018
Se o crescimento for mantido, logo a Feira da Uva e do Mel precisará de um espaço maior
A Feira da Uva e Mel deste ano que aconteceu na Praça Dr. Euphly Jalles, nos dias 31 de agosto e primeiro de setembro teve uma movimentação bem maior do que no ano passado quando foi realizada na Praça João Mariano de Freitas o que provocou a manifestação de diversos produtores e empresários que ficaram de fora e já se comprometeram em participar no ano que vem.
O secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Hilário Pupim, disse que não foi possível medir esse crescimento, mas estima que foi de pelo menos 40% em relação a 2017 e certamente isso motivou essa procura de última hora que acabou não dando para atender, mas que ele espera poder incluir na feira de 2019.
A feira, como afirmou o secretário, deverá continuar na mesma praça que poderá receber alguma melhoria para poder abrigar mais expositores, empresas e prestadores de serviços, pois o local é muito mais adequado para esse tipo de evento do que os outros onde a feira foi realizada nos últimos anos. Depois, poderá ir para um local maior, com o crescimento que se espera, pois aquela praça também logo estará pequena.

CRESCIMENTO
Esse crescimento também deverá implicar em uma antecipação da adesão dos participantes, envolvendo toda a comissão organizadora que este ano teve muito trabalho para preparar tudo, como afirmou o secretário, destacando a atuação que considera indispensável da engenheira agrônoma Sílvia Andreu Avelhaneda Pigari.
O que também mostra que a feira deverá crescer ainda mais em 2019 é a participação de expositores de outros municípios, como Vitória Brasil, Aspásia e Santa Salete e principalmente de Palmeira d’Oeste e Urânia, sendo que esta, mais uma vez fez uma parceria importante com a Prefeitura de Jales, trazendo um grande número de viticultores.

BOA SAFRA
Também contribuiu para esse aumento da procura a boa safra deste ano que teve clima favorável, com noites frias e dias quentes, como foi constatado pelos viticultores e comprovado pela Embrapa, como afirmou o pesquisador Reginaldo Teodoro de Souza.
Toda essa movimentação acaba chamando a atenção das empresas e dos investidores não só da viticultura mas do agronegócio como um todo, como destacou o prefeito Flávio Prandi Franco que fez contatos importantes com grupos interessados em se instalar em Jales de segmentos diferentes ligados à produção. 
O prefeito também acredita que logo a Prefeitura terá que buscar um novo espaço, mais amplo, para atender toda essa expectativa, tornando o evento cada vez mais atraente para os viticultores, parceiros, apoiadores e empresários, além de se tornar mais um importante evento turístico da região.