jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Feira da Uva cresce para se transformar em evento regional

por Luiz Ramires
26 de agosto de 2018
O envolvimento dos produtores está sendo muito importante para o sucesso da feira
A transferência da Feira da Uva e do Mel que acontece nos dias 31 de agosto e primeiro de setembro, da Praça João Mariano de Freitas para a Praça Dr. Euphly Jalles não é apenas mais uma mudança de endereço. Na avaliação do secretário municipal de Agricultura, Hilário Pupim, a realização da feira em um espaço maior e com mais atrações pode representar o início de uma retomada do evento de forma mais representativa, já se pensando na sua consolidação como feira regional e não apenas de Jales.
Hilário também destacou a importância do trabalho realizado pela agrônoma da secretaria, Sílvia Andreu Avelhaneda Pigari, como coordenadora da equipe que com muito esforço e poucos recursos conseguiu envolver um bom número de viticultores para participarem da feira.

PARCERIAS
Essa regionalização, segundo Hilário, já começa a acontecer com a parceria com a Prefeitura de Urânia e com vários produtores de Palmeira d’Oeste que estarão expondo suas uvas.
O secretário de Agricultura de Urânia, Anderson Chapichi, lembrou que todos ganham com essa parceria que já acontece há alguns anos e vem crescendo como oportunidade para os viticultores daquele município, conhecido pela produção de uvas finas de mesa, poderem expor e comercializar melhor seus produtos.

TURISMO
A feira de Jales também contribui para aumentar as visitações nas propriedades rurais dos produtores de uva e de outros produtos daquele município, onde se destacam o morango e a pitaia. Nesse sentido, a união entre os municípios só contribui para o desenvolvimento de segmentos como o da agricultura, do turismo rural e outros, pois como afirmou o secretário, sozinho fica muito mais difícil.
Essa regionalização também contribui para a motivação de outros parceiros, como a Embrapa, Fatec, Etec, Cati, Cooperativa dos Produtores Rurais, Associação dos Engenheiros da Região da Jales, as empresas que comercializam produtos voltados para a agricultura que também estarão presentes, além do Rotary Clube Grandes Lagos, responsável pela praça de alimentação e outras barracas, como uma voltada para produtos orgânicos.