jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Fatec e Etec inovam com cursos integrados

Por Luiz Ramires
27 de outubro de 2019
O diretor da Fatec, Evanivaldo Castro Silva Júnior falou sobre vantagens da proposta que integra o ensino médio com o superior
Um encontro com estudantes do 9º ano do ensino fundamental e seus pais foi programado pela Etec e a Fatec de Jales, para apresentar uma proposta que integra o ensino médio (3 anos) e o superior (2 anos) das duas instituições mantidas pelo Centro Paula Souza. O encontro será no próximo dia 5 de novembro, a partir das 19 horas, nas dependências da Câmara.
A “Articulação do Ensino Médio com o Superior” é uma proposta inovadora, como afirmou ao Jornal de Jales o diretor da Fatec, Evanivaldo Castro Silva Júnior, sendo que Jales é uma das poucas cidades contempladas que deverá iniciar essa nova modalidade a partir de 2020, totalmente gratuita, para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Administração Empresarial.

O PROJETO
O projeto começou nos Estados Unidos, idealizado pela IBM em parceria com escolas tecnológicas de nível médio, integrando o curso de Desenvolvimento de Sistemas com o curso tecnológico superior na mesma área, com a participação direta das empresas que no caso era a própria IBM. Depois foi se espalhando para vários países até chegar ao Brasil, através do Centro Paula Souza.
As empresas entram com capacitações sócio emocionais que não integram os currículos das escolas, envolvendo cidadania, comunicação, proatividade, trabalho em grupo, gerenciamento de projetos e outras, inclusive técnicas, incluindo também o corpo docente.

CURSOS
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec estará integrado com o mesmo curso da Etec, sendo que a mesma estrutura está sendo oferecida para o curso técnico de Administração da Etec com o de Administração Empresarial da Fatec, já a partir de fevereiro, com 40 vagas para cada um.
Júnior explicou que essa modalidade permite que o aluno do ensino médio passe do terceiro ano para o curso superior, sem vestibular, onde permanece por mais dois anos e não três, ganhando, portanto, um ano, quando já estará preparado para o mercado de trabalho.
Algumas das maiores empresas de informática da cidade já estão envolvidas com o projeto, através de contrato com o Centro Paula Souza, disponibilizando funcionários para darem esses cursos de capacitação, na própria Fatec, onde estão sendo montados mais dois ambientes para reuniões e desenvolvimento de projetos, além de preparar os alunos para estágios remunerados.
No curso de Administração Empresarial não existe no envolvimento da IBM e nem das empresas, nesse primeiro momento, mas a Fatec e a Etec já pensam nessas parcerias, inclusive para outros cursos, como o de Agronegócio. 
Para maiores informações acesse o site: www.etecjales.com.br ou ligue para: (17) 3632-9004 ou 3632-1024.