jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

FATEC de 11 de outubro

Colocação no mercado de trabalho, a arma da Fatec para atrair novos alunos
12 de outubro de 2015
por Luiz Ramires
 
Quem faz Fatec só fica sem trabalho se quiser. Essa afirmação foi o que mais se ouviu durante os dois dias de apresentação dos cursos da unidade de Jales, para os estudantes do segundo grau das escolas públicas e particulares da região. Com índice de empregabilidade de mais de 95% os três cursos oferecidos pela Fatec de Jales têm despertado um interesse cada vez maior de estudantes de toda a região e de outras partes do país. Mas sempre é importante abrir as portas da faculdade para que os estudantes, principalmente do ensino médio, possam conhecer um pouco do que é oferecido nesses cursos, como destacou a diretora, Andrea Silva
A diretora lembra que essa apresentação, no período em que antecede o vestibular, que este ano está programado para 11 de novembro, vem sendo realizada há quatro anos, com muito sucesso. Durante dois dias na semana, os alunos das escolas públicas e particulares passam pela faculdade onde além das apresentações dos cursos e projetos feitas pelos coordenadores de cada curso, também conhecem o prédio, com toda sua estrutura e departamentos.
Andrea lembrou que a Fatec de Jales oferece os cursos de Agronegócio, Gestão Empresarial, tanto presencial quanto a distância e Sistema para Internet, com turmas no período da manhã e à noite. A faculdade está aguardando o resultado de uma pesquisa realizada pela Comissão de Ensino Superior da Prefeitura, nas escolas públicas, para ver a possibilidade de instalação de novos cursos, já a partir do ano que vem.
 
TECNOLOGIA
“Seja Fatec” é um evento que contribui muito para a motivação dos estudantes quando ainda estão em dúvida sobre o que fazer. O coordenador do curso de Sistemas para Internet, Alexandre Bernardes, explica que muitos estudantes ficam encantados com as possibilidades oferecidas pelo curso e pelas atividades desenvolvidas, através de vários projetos. Além do desenvolvimento de sistemas para internet que é o foco principal, o curso também ensina desenvolver bancos de dados, programas de acessibilidade, de segurança, rede de computadores, análise de sistemas e muitas outras atividades ligadas à Tecnologia da Informação. 
O curso em dois períodos oferece mais oportunidades, principalmente para quem estuda de manhã e tem mais tempo para fazer estágios remunerados a distância e cursos de extensão. O curso foi avaliado no semestre passado e conseguiu renovação máxima para os próximos cinco anos.
 
AGRONEGÓCIO
O desenvolvimento de produtos também encantaram os estudantes, durante as apresentações da coordenadora do curso de Agronegócios, Adriana Colombo. Ela explica o leque de opções que existe em uma região voltada basicamente para a produção e comercialização de produtos agropecuários. Segundo a coordenadora, o importante é destacar para os estudantes que pensam fazer um curso como este as atividades que eles podem desenvolver como consultores, gestores de empresas, ou mesmo como empresários deste setor. 
 
EMPRESAS 
O curso de Gestão Empresarial é também uma alternativa para quem quer se destacar atuando nesse setor, como explicou o coordenador Victor Boldrin. Ele lembra que qualquer tipo de organização, com ou sem fins lucrativos, precisa de um gestor, o que faz com que a oferta de trabalho seja cada vez maior. Na Fatec, como afirmou, os alunos aprendem a atuar diante de qualquer tipo de desafio nas empresas.
Durante as apresentações aos estudantes o coordenador mostraram como o curso capacita os futuros profissionais para tomarem decisões dentro dessas empresas. O objetivo é mostrar também o perfil desse profissional e como ele vai atuar nas empresas, para resolver seus problemas.