jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Fatec cria museu digital para homenagear a cidade

por Luiz Ramires
08 de maio de 2017
Vista noturna do Viaduto Antonio Amaro, uma das imagens mais bonitas captadas pelos alunos
Uma mostra de fotos da cidade e o lançamento de um site contando a história do município aconteceram no dia 2 de maio, terça-feira, como mais um evento para comemorar os 10 anos da Fatec de Jales Professor José Camargo. A data foi escolhida para também acontecer no período em que se comemora mais um aniversário da cidade, como destacou a diretora da faculdade, Andrea Silva.
As fotos foram feitas por alunos, funcionários e professores, valorizando não só locais, mas belezas da cidade que muitas vezes não percebemos, como lembrou a diretora. O site é um trabalho que está começando, contando com parceiros como a Prefeitura e o Jornal de Jales, além de pessoas que também estão contribuindo com material.

MUSEU
O coordenador do curso de Sistemas para Internet, Alexandre Bernardes lembrou que a produção do site foi coordenada pelos professores Marcelo Boer e Maria Betânia, junto com alunos da Empresa Junior. Alexandre explicou que enquanto aprendem no curso, esses alunos já colocam o site no ar. O endereço é museujales.fatecjales.edu.br. 
É um trabalho que exige muita dedicação para que qualquer pessoa, inclusive com deficiência visual possa acessar, sempre com novidades alimentadas pelos parceiros e pela comunidade que logo também poderá contribuir com material, como afirmou Alexandre.

CULTURA
Contar a história da cidade com imagens em um site como esse, segundo o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá (DEM) é importante, como mais uma contribuição para a cultura do município, quando o mesmo completa 76 anos e a Fatec de Jales 10. 
O prefeito também destacou o trabalho dos alunos e professores que se esforçaram para produzir um site rico em imagens e uma exposição com belas fotos da cidade.

MEMÓRIA
O Jornal de Jales foi destacado por Andrea como um dos parceiros mais importantes do trabalho, inclusive cedendo fotos do Projeto Memória para serem digitalizadas e disponibilizadas no novo site. O diretor do jornal, Deonel Rosa Júnior lembrou que o Projeto Memória teve 84fascículos publicados durante cinco anos, de 1995 a 2004, contando a história da cidade a partir de depoimentos de pessoas vivas.
Agora, ao investir na recuperação da história da cidade com o novo site a Fatec, segundo Deonel, está prestando um grande trabalho para as futuras gerações.