Fique Sabendo

FACA NOS DENTES- Minutos após a proclamação do resultado da disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, dia 1º de fevereiro...

Delegado de polícia aposentado Altair Ramos Leon, o reforço do secretário municipal Manoel de Aro para o setor de Mobilidade Urbana 

FACA NOS DENTES- Minutos após a proclamação do resultado da disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, dia 1º de fevereiro, o eleito Arthur Lira (PP-AL), que teve o apoio explícito do governo Bolsonaro, foi na jugular da oposição. Conforme os telespectadores puderam acompanhar, Lira simplesmente anulou a constituição do bloco de partidos que fecharam com o concorrente Baleia Rossi (MDB-SP) sob a alegação de que o engajamento do PT teria sido admitido pelo então presidente Rodrigo Maia (DEM) seis minutos após o prazo fatal.

 CACOS DE VIDRO– Embora Lira tenha ensaiado um leve recuo no dia seguinte, nada indica que a vida será fácil para os opositores, entre os quais o próprio candidato derrotado. Caso isso ocorra, voarão estilhaços até em Jales. Talvez muitos não se lembrem, mas a emenda parlamentar de R$ 1 milhão e 500 mil para revitalização da Praça Dr. Euphly Jalles foi destinada pelo deputado federal Baleia Rossi a pedido do então vice-prefeito José Devanir Rodrigues, chefe do MDB em Jales. Até agora, o governo federal liberou pouco mais de R$ 200 mil, razão pela qual as obras têm andado devagar quase parando.

VOLTA POR CIMA – Preterido na disputa interna do seu partido, o Progressistas, para a vaga de vice de Luís Henrique Moreira, Rivelino Rodrigues deu a volta por cima, elegendo-se vereador em 15 de novembro. Conforme registrou esta coluna, ele, que já tinha sido eleito 1º secretário da Mesa Diretora no dia da posse, em 1º de janeiro , completou a virada, tornando-se presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação na reunião ordinária do dia 1º de fevereiro e ganhou ainda mais musculatura na mesma ocasião, conquistando a presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Ou seja, nada acontecerá na Câmara sem passar por ele...

CREDIBILIDADE- Mantido na atual administração pelo prefeito Luís Henrique Moreira (PSDB), o engenheiro Manoel Andreo de Aro, que foi secretário de Obras da gestão Flávio Prandi Franco (DEM), agora pilota uma supersecretaria resultante da reforma administrativa — Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Como Manoel sempre foi de suar a camisa e pegar no pesado, inclusive conferindo problemas in loco a qualquer hora do dia ou da noite, a expectativa é de que, apesar da magnitude da tarefa, ele vai dar conta do recado.

TIME ESCALADO - A coluna apurou que formam a equipe técnica da nova estrutura quatro engenheiros —Edson Baruffi, André Matsukawa, Wellington Gonzales e Luciano Teles — e uma arquiteta, Bianca Cabrini Assunção.

REFORÇO- Para o setor de Mobilidade Urbana, que migrou da secretaria de Planejamento para nova pasta, Manoel vai contar com um especialista na área, o delegado de polícia aposentado Altair Ramos Leon que, durante muitos anos, dirigiu a extinta Ciretran jalesense. Ele conhece o trânsito da cidade como a palma da mão.

DIVIDIR PARA MULTIPLICAR – A jalesense Fernanda Lima, vereadora mais votada em Formosa-Goiás, veio para ficar. Disposta a fazer a diferença, ela postou em sua conta no Instagram, dia 31 de janeiro, uma proposta instigante que dá título a este tópico. No video, Fernanda explica que pretende usar parte de seu subsídio de vereadora para distribuir mensalmente a entidades filantrópicas. Para tanto, as diretorias das instituições devem se inscrever no gabinete da vereadora cuja equipe selecionará duas a cada mês. E a escolha da beneficiada será feita por votação popular. Delegada de polícia concursada, 30 anos, a filha de Hilda e Oilson Lima (Nico) demonstra saber o que quer...

DOAÇÃO – O comerciante Elder Mansuelli, eleito vereador pelo Podemos, anunciou em suas redes sociais que doou parte do seu primeiro subsídio referente ao mês de janeiro à Unidade de Jales do Hospital de Amor. Justiça seja feita, Elder sempre participou da vida da instituição, mas de outra forma—cantando para pacientes e acompanhantes.

PÉ NA ESTRADA – Com pouco mais de um mês de mandato, o prefeito de Dirce Reis, João Carlos Rainho (PSDB), já esteve em São Paulo e Brasília protocolando reivindicações para seu município. Com três mandatos de vereador no currículo, ele, que é funcionário de carreira da Sabesp, requisitou um quadro da maior experiência, o advogado e professor Adauto José de Oliveira, para a chefia de gabinete. Adauto é do ramo e conhece o mapa da mina nas várias instâncias de governo.

CHÃO PRETO – Ao visitar a redação deste jornal no final da tarde de terça-feira, dia 2, o novo prefeito disse que está direcionando suas energias para o recapeamento da Estrada Vicinal Victorio Prandi, que liga Dirce Reis a Jales e que se encontra em péssimo estado de conservação. Segundo ele, recuperar a estrada foi uma das maiores demandas ouvidas durante a campanha.

Eleitores vão decidir para quem a jalesense Fernanda Lima, campeã de votos em Formosa-GO, vai doar parte de seus subsídios mensais como vereadora

Desenvolvido por Enzo Nagata