jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Estudante que tirou 980 na redação do Enem dá dica de como estudar com eficácia

por Luiz Ramires
25 de fevereiro de 2019
Milena: para tirar boas notas é preciso foco, esforço, determinação, hábito de estudo e leitura diária
Tirar 980 na redação do Enem não é para qualquer um. Foi o que aconteceu com a estudante jalesense Milena de Paula Farinelli de Lima, de 19 anos que também vem obtendo boas notas nas outras disciplinas. Ela afirma que seu desempenho tem melhorado muito, mas para isso estuda 11 horas por dia.
Além de estudar muito ela acredita que para tirar boas notas é preciso foco, esforço, determinação, hábito de estudo e leitura diária. Também é preciso inteirar-se sobre as notícias e valorizar todas as áreas do conhecimento. São fatores que ela considera de extrema importância para atingir o sucesso.
Milena é filha de Rosimar Farinelli de Lima e Sérgio Paulo da Silva, servidor público em Santa Salete e irmã de Marielly de Paula Farinelli de Lima. Desde os 5 anos estudou na Cooperjales/Objetivo. Terminou seus estudos em 2016 e no ano seguinte fez cursinho. 

VESTIBULARES
Além do Enem, Milena prestou vestibular na UNESP, UFMS, FAMERP e FUVEST e como afirmou, em todos teve um bom desempenho que vem melhorando a cada ano. Ela acredita que falta pouco para atingir o que considera seu objetivo: entrar em uma dessas universidades.
Na verdade, o objetivo de Milena é Medicina. Ela lembra que desde quando decidiu que prestaria vestibular para se tornar médica tinha como meta as faculdades públicas. Se não conseguir, não descarta partir para o financiamento estudantil oferecido pelas instituições particulares a partir da nota do Enem.
Sua opção por Medicina sempre contou com o apoio dos seus pais e de seus padrinhos Rosimeire Farinelli e Flávio Antônio Ferrari de quem afirma receber incentivos de várias formas.

COMO ESTUDAR
Milena gosta de estudar no seu quarto, um ambiente calmo e com boa iluminação, como ela diz. Além disso, segue um cronograma que montou de acordo com os seus horários e as preferências de matérias no dia. Sua disciplina favorita é Biologia, mas também gosta muito de Química e História. No período da manhã assiste vídeo aulas sempre fazendo anotações. À tarde resolve exercícios e na sequência, faz suas as leituras.
Milena gosta muito de ler e suas leituras são bem diversificadas. Ela se interessa por jornais, literatura brasileira, livros que relatam acontecimentos históricos e alguns de ficção fantástica, como entretenimento. “É um gênero que minha irmã, mais nova, adora e faz uma ótima propaganda dele”.

REDAÇÃO
Quando estudava na CooperJales/Objetivo, Milena afirma que os professores davam muito destaque para o desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita.
Seu leque de aprendizagem foi se ampliando com seu amadurecimento e no curso de redação do professor Marcondes, como afirma, destacando que a prática, a curiosidade e a persistência são essenciais para se fazer uma boa redação.
Em 2018 ela começou fazendo uma redação por semana e a partir do segundo semestre passou a fazer duas e quando possível, até três. Ela acredita que esse conjunto de fatores foi imprescindível para atingir 980 pontos na redação do Enem.