jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Estresse: Como lidar?

Todos nós sabemos que não é possível fugir do estresse, no entanto é possível mudar a forma de pensar e agir em relação às causas, adotando uma postura preventiva que auxilie a conviver com as pressões
27 de novembro de 2011

 

Dicas para se prevenir do estresse:
Desligue-se dos pensamentos negativos. Aceite quando um problema estiver além de seu controle, enfrente-o apenas quando for possível. Organize seu dia-a-dia.Nunca faça mais de um trabalho ao mesmo tempo. Uma das melhores maneiras de lidar com o estresse é discutir seu problema com um amigo ou alguém da família. Deixar de lado a vida pessoal é provocar um prejuízo na qualidade de vida que, certamente, irá refletir no desempenho profissional.
 
Leia abaixo alguns mitos e verdades sobre o estresse:
 Só adultos tem?
Mito. Qualquer pessoa pode ter estresse, desde crianças a idosos.
Atividade física faz bem?
Verdade. Mas é preciso saber escolher o esporte que melhor se adapta a você.
 É doença de rico?
Mito. A necessidade de sobrevivência, dificuldade de alimentação e a batalha do dia-a-dia causam estresse também aos pobres.
 Sexo alivia?
Verdade. Desde que a pessoa tenha gostado e sentido prazer, alivia.
Taquicardia é sintoma?
Verdade.Suor frio nas mãos, fadiga, insônia e falta de apetite também podem ser sintomas. A pessoa deve procurar um médico, caso os sintomas persistam.
 
São causas do estresse:
Trabalho excessivo?
Mito.Se a pessoa trabalha 15 horas por dia, mas faz o que gosta não fica estressada, entretanto deve conciliar o trabalho com o tempo em família e com os amigos.
Alimentação pesada?
Mito. Deixa a pessoa fora de forma apenas.
Internet?
Verdade. Ficar sentado na frente do computador durante horas seguidas na internet pode estressar.
 
 Luciene Fátima de Siqueira Guidetti 
(é Fisioterapeuta especialista em Dermato-Funcional e proprietária da Clínica de Estética e Fisioterapia Corpo e Essência)