jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

ESTRELA D´OESTE

Escola desenvolve sistema de captação de águas das chuvas
18 de março de 2018
Um sistema de captação e armazenamento de águas pluviais, tendo em vista o aproveitamento em atividades como limpeza dos pátios e salas e descargas dos sanitários foi instalado na Escola Estadual Silvio Miotto, de Estrela d’Oeste, com o apoio da diretora Neide Siqueira, da vice-diretora, Léa Severnini, da coordenadora, Tuca, do professor de Geografia Antônio A. Gobbo e do policial florestal Rogério.
Desta forma, dos 110 mil litros gastos por mês na instituição de ensino, cerca de 33 mil (30%) estão sendo economizados. A meta, segundo os organizadores, é chegar aos 100% de economia nas atividades mencionadas. 
O projeto segue recomendação da Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio-Ambiente (CNIPMA), a qual visa a conscientização e mobilização do meio estudantil (alunos, professores, coordenadores e funcionários em geral) a respeito das causas socioambientais e o incentivo à pesquisa por alternativas.
 Assim, os educadores também pretendem estender o projeto a outros setores da sociedade e, portanto, difundir e a consciência ambiental a cada vez mais pessoas. Com isso já se pensa na implantação do mesmo sistema em uma casa e uma entidade, além de fomentar a implantação em residências cujos moradores estejam interessados. 
Ações como esta podem, no futuro, poupar gastos públicos e, adjuntamente, atenuar o atual desperdício de água potável, como afirmou a diretora.